Os recentes casos de mortes de humanos e macacos por febre amarela acendeu um alerta para o combate a febre amarela em Santa Catarina. Algumas cidades do Vale do Itajaí vão intensificar a campanha de vacinação contra a doença, com ações e ampliação do horário de atendimento nas unidades de saúde, confira:
Continua depois da publicidade
Indaial
A cidade de Indaial, que no início deste mês registrou a morte de um macaco em decorrência da febre amarela, fará a partir desta segunda-feira a ampliação do horário de vacinação. A Unidade Heniz Shutz, no Centro, vai atender das 17h às 19h30min até o dia 25 de julho.
Pomerode
Neste sábado, Pomerode vai intensificar a vacinação contra a febre amarela na Unidade Sanitária Prefeddor Alwin Klotz, das 8h às 16h. Equipes de saúde também farão visitas estratégicas nas comunidades para imunização.
Gaspar
A Estratégia de Saúde da Família do Centro de Gaspar estará com atendimento especial para a vacinação da febre amarela neste sábado, dia 20. O atendimento inicia às 7h30min e segue até as 13h. Todos os moradores do município, com mais de nove meses de idade e que ainda não estão vacinados, devem procurar o local para se imunizar. Um médico estará na unidade de saúde do Centro para avaliar as pessoas acima de 60 anos, que devem tomar a vacina sob orientação médica.
Timbó
Em Timbó, apenas 139 pessoas procuram a Policlínica no sábado passado, dia D da campanha de vacinação. Agora, os moradores do munícipio podem ir a qualquer unidade de saúde e levar a carteira de vacinação. Vinte mil pessoas já foram vacinas, mas pouco mais de oito mil ainda estão desprotegidas.
Continua depois da publicidade
Blumenau
Em Blumenau, a ação de intensificação foi feita entre setembro do ano passado e abril desse ano, inclusive com ampliação de horário de AGs para vacinação da febre. Atualmente, não há nenhuma ação diferenciada programada, mas as pessoas devem procurar durante a semana as salas de vacinação das unidades.
Prevenção
A Dive/SC ressalta que Santa Catarina se tornou Área com Recomendação de Vacinação contra a febre amarela (ACRV) no segundo semestre de 2018. Ela é uma doença grave, transmitida por mosquitos em áreas de matas e urbana. A única forma de se proteger é através da vacinação.
Todos os moradores de Santa Catarina, com mais de nove meses de idade e que ainda não foram vacinados, devem procurar uma unidade de saúde para se imunizar contra a doença.
Uma única dose é suficiente para proteger por toda a vida. Elas estão disponíveis em 1.104 salas de vacinação de todos os 295 municípios catarinenses. A Dive/SC reforça que os macacos não transmitem a febre amarela.
Continua depois da publicidade