As cidades do Planalto Norte do Estado estão em alerta para os riscos de inundações com o acúmulo de chuvas nos últimos dias. Em Mafra, seis famílias tiveram de deixar as casas onde moram porque o Rio Negro, que corta o Município, alcançou a marca de 7,56 metros na manhã desta terça-feira.

Continua depois da publicidade

Duas das famílias foram para a casa de parentes, enquanto outras quatro estão alojadas em um ginásio de esportes. Em Canoinhas, também no Planalto Norte, o nível do rio Canoinhas chegou a seis metros na manhã desta terça. O normal para o rio é 1,8 metro.

A previsão da Defesa Civil é que, entre o final da manhã e o período da tarde desta terça, a condição de chuva diminua em todas as regiões do Estado com o afastamento das áreas de baixa pressão para o oceano.

A Defesa Civil recomenda:

Continua depois da publicidade

Inundações e alagamentos: Deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil: 199 ou 193.