Ventos fortes atingiram o Oeste e o Norte de Santa Catarina na última quinta-feira e deixaram estragos em diversas cidades. Meteorologistas da Epagri ainda avaliam o caso, e não está descartada a suspeita de que um pequeno tornado tenha atingido Chapecó – os ventos chegaram a 72 km/h. Segundo o órgão, informações preliminares ainda mostram que pode se tratar de uma micro-explosão.

Continua depois da publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou na manhã desta sexta-feira que ainda não é possível afirmar que houve um tornado na cidade. Novos dados que devem chegar durante a manhã vão ajudar a avaliar a ocorrência.

Enquanto a Epagri não confirma, a sexta-feira será para reconstruir as residências e prédios afetados pelos ventos. Em Chapecó, por exemplo, quatro bairros foram atingidos, a maioria na zona rural. Seis residências ficaram parcialmente destruídas e outras quatro foram ao chão. Quatro pessoas ficaram feridas na cidade, segundo o Corpo de Bombeiros.

Epagri avalia se Chapecó foi atingida por micro-explosão ou tornado

Continua depois da publicidade

Em Planalto Alegre, também no Oeste, o grande prejuízo foi nos aviários da localidade de Linha Karoba. Três ficaram completamente destruídos e outros seis parcialmente, de acordo com a Defesa Civil. Outras cinco residências foram destelhadas.

Um hospital registrou pontos de alagamento e alguns danos na estrutura em Treze Tílias, no Meio-Oeste. A cidade também teve árvores caídas em ruas e destelhamento em 10 casas.

Vendaval no Oeste

Na região Norte de Santa Catarina, a cidade mais atingida foi Jaraguá do Sul. Cerca de 40 minutos foram o suficiente para destelhar casas, derrubar árvores e barreiras. Pelo menos 30 mil unidades consumidoras ficaram sem luz durante a noite na cidade. Corupá e Schroeder ficaram completamente no escuro.

Continua depois da publicidade

Guaramirim, Barra Velha e São João do Itaperiu também registraram prejuízos pelos fortes ventos.

Sexta-feira é de chuva fraca e aberturas de sol em Santa Catarina

20 mil unidades continuam sem luz

Até as 8h desta sexta-feira, cerca de 20 mil unidades consumidoras estavam sem energia elétrica, de acordo com a Celesc. As regiões mais afetadas foram Oeste, Serra e Norte de Santa Catarina.

Em Chapecó, que teve um possível tornado, cerca de 2,5 mil unidades estavam sem luz durante a manhã desta sexta-feira. Em Jaraguá do Sul, município mais atingido no Norte, 3,4 mil unidades também tinham problemas no abastecimento de energia elétrica.

Oeste, Serra e Norte eram as regiões com maiores problemas no abastecimento de energia elétrica às 8h desta sexta-feira
Oeste, Serra e Norte eram as regiões com maiores problemas no abastecimento de energia elétrica às 8h desta sexta-feira (Foto: Reprodução / Celesc)

Continua depois da publicidade