Após Joinville dar a largada na imunização contra a dengue no último sábado (24), as demais cidades que receberam as doses iniciaram a vacinação nesta semana. Algumas já estão oferecendo o imunizante, outras ainda se organizam para iniciar o processo.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias do Norte de Santa Catarina pelo WhatsApp
Após ter iniciado a imunização no sábado em apenas oito Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), a cidade ampliou os locais de vacinação e, desde a segunda-feira, mais de 50 postos passaram a aplicar a vacina contra a dengue em Joinville, com exceção das UBSFs Jativoca, Comasa e João Costa.
Idosos e com comorbidades: quem são as dez vítimas da dengue em SC em 2024
Na sala de vacinação da UBSF, o profissional confere a caderneta, aplica a vacina e orienta a família a data que a criança precisará voltar para receber a segunda dose. A imunização contra a dengue é composta por duas doses, aplicadas com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda.
Continua depois da publicidade
Em Joinville, busca por vacina foi intensa
Como está a vacinação em outras cidades
São Francisco Do Sul
A Secretaria de Saúde dará início a vacinação da dengue nesta quinta-feira (29) nas escolas da rede municipal de ensino. Foram enviadas pelo Ministério da Saúde 1.409 doses para aplicação em crianças de 10 e 11 anos.
Nesta data, serão vacinados os alunos da Escola Municipal Ida Beatriz Brunato de Camargo, no Majorca; na sexta-feira (1), os estudantes da Escola Municipal Rogério Zattar, no Sandra Regina.
Para a próxima semana, outras unidades de ensino entram no cronograma, como escolas estaduais e particulares. Como a vacina não é obrigatória, os alunos deverão ter autorização dos pais ou responsáveis.
Continua depois da publicidade
Jaraguá Do Sul
Começou nesta terça-feira (27) a vacinação contra a dengue em Jaraguá do Sul. Neste primeiro momento o município recebeu 4.653 doses da vacina Qdenga, que estará disponível em 22 locais diferentes, entre eles UBSFs e a Central de Vacina, na Rua Reinoldo Rau, 123. Confira a lista de endereços aqui.
Araquari
As vacinas começam a ser aplicadas na segunda-feira (26). As primeiras 700 doses da vacina contra a dengue já estão no município. O primeiro lote inclui 1.524 vacinas. Quem mora em Araquari e não tem cadastro na rede precisa levar um comprovante de residência.
As vacinas vão ser disponibilizadas em sete salas no município, das 8h às 16h30, sendo elas:
- UBS Maria de Fátima Silvano -Rua Antônio Ramos Alvim n° 730, Centro
- UBS Joaquim Monteiro Cabral – Rua Florentina Pereira Jasper n° 96, Porto Grande
- UBS João Antônio Ignácio – Rua Antônio João Ramos s/n, Rainha
- UBS Rosalina Modesto da Costa – Avenida João Carlos Rosa n° 1130, Itapocu
- UBS Mario Tito Salvador – Rua Mário Tito Salvador n° 166, Itinga
- UBS Nicanor Corrente -Rua São José n° 200, Itinga
- UBS Geny Westrupp – Rua Nestor Firmino Vieira n° 315, Itinga
Guaramirim
Nesta primeira remessa Guaramirim recebeu 1.303 doses, sendo 689 para crianças com 10 anos e 614 doses para crianças com 11 anos. A quantidade é estimada pelo cadastro que os cidadãos têm na rede pública de saúde.
Continua depois da publicidade
A vacinação começou na segunda-feira e segue nos próximos dias das 8h às 12h e das 13h às 16h no Ambulatório de Especialidades (AME), localizado na rua Henrique Friedmann, 415, Centro.
No sábado (2), a prefeitura fará o “Dia D da vacinação contra a Dengue”, para os pré-adolescentes que não puderem receber o imunizante durante a semana. O horário será das 8h às 16h, sem fechar para o almoço.
Garuva
A Secretaria de Saúde iniciou a vacinação nesta segunda-feira em todas as cinco Unidades Básicas de Saúde do município. Moradores novos na cidade e que fazem parte do público-alvo ou que ainda não são cadastrados no sistema, devem aguardar a visita do Agente Comunitário de Saúde.
Itapoá
O município recebeu o primeiro lote de vacinas com 835 doses e iniciou a vacinação na segunda-feira. As famílias das crianças de 10 e 11 anos devem levá-las à UBS onde estão cadastradas. Os pontos Diamantina, Saí Mirim e Itapema do Norte não oferecerão a vacina. Os cadastrados nesses locais deverão procurar os seguintes postos de saúde: Barra do Saí, Paese e Pontal, respectivamente. A campanha irá atender à quantidade limitada de doses nesta fase inicial.
Continua depois da publicidade
Balneário Barra do Sul
Iniciou nesta segunda-feira e está aplicando a vacina em todos os postos da cidade das 7h30min às 11h30min e também das 13h30min às 15h30min.
São João do Itaperiú
O município recebeu 60 doses da vacina contra a dengue. Assim como nas demais cidades, serão vacinadas crianças de 10 e 11 anos, na Unidade Básica de Saúde Central. Os agentes de saúde já estão em contato com as famílias cadastradas para fazer o agendamento das crianças.
Schroeder
A cidade recebeu 200 doses e deu início na vacinação nesta terça-feira em todos os postos de saúde.
Corupá
Foram 180 doses recebidas na cidade. A imunização começou nesta terça-feira e está sendo realizada na Sala de Vacina da Unidade Básica de Saúde do Lions, das 7h30min às 11h15min e das 12h30min às 16h15min.
Barra Velha
Após receber 250 doses, a vacinação na cidade está prevista para começar nesta quarta-feira (28). Mais detalhes ainda serão informados pela prefeitura do município.
Continua depois da publicidade
Massaranduba
A vacinação deve começar nesta quarta-feira (28) em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. A cidade já recebeu 100 doses, mas está prevista a chegada de 455. O recebimento está sendo gradativo.
Leia também
SC tem 47 municípios em alto risco de transmissão de dengue; confira a lista
Jovem viraliza ao “nadar” em terminal alagado de Joinville; especialistas alertam para doenças