A maioria das cidades do Norte de Santa Catarina já anunciou que seguirá o novo decreto do governo do Estado que flexibiliza o uso de máscaras em ambientes fechados. As regras foram publicadas na manhã do último sábado (12).

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Até a manhã deste domingo (13), 14 dos 26 municípios da região haviam anunciado por meio do site ou redes sociais que flexibilizaram o uso das máscaras.

Com isso, o acesso a eventos, comércio e até ao transporte público pode ser feito sem o uso do item de proteção nestas cidades. No entanto, em aeroportos e aviões a máscara ainda é obrigatória mesmo com o novo decreto estadual.

Os municípios do Norte de SC que seguiram a flexibilização são: Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Canoinhas, Garuva, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú.

Continua depois da publicidade

> Liberação do uso de máscaras em locais fechados divide opiniões em Joinville

Por outro lado, até o momento, 12 cidades ainda não se pronunciaram oficialmente sobre a mudança no uso de máscaras: Barra Velha, Bela Vista do Toldo, Corupá, Guaramirim, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Schroeder e Três Barras.

O governo do Estado sustenta que a mudança nas regras acontece em razão da queda no número de casos e também pela atual cobertura vacinal do Estado, que está em 76% de toda a população com o ciclo de duas doses – ou 82%, considerando apenas a população adulta.

Em vídeo nas redes sociais, o governador Carlos Moisés afirmou que os números atuais “dão segurança para retomar a normalidade”.

Leia também:

Risco para Covid passa para moderado em mais quatro regiões de SC

Autotestes de Covid começam a chegar nas farmácias de Joinville; veja o preço

UFSC mantém obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os ambientes

Mais da metade dos municípios de SC está há 30 dias sem registrar morte por covid-19