Balneário Camboriú, no Litoral Norte de SC, amanheceu com ruas cobertas de água neste domingo (27). A chuva forte que caiu nas últimas horas causou deslizamentos e alagamentos em diversos bairros da cidade. Com a intensidade do fenômeno, a areia da praia na região central sofreu erosões. Há registro de ocorrências semelhantes em outros municípios do Litoral, como Bombinhas, Balneário Barra do Sul e Florianópolis.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
Conforme o diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabrício Melo, o sistema de drenagem não conseguiu escoar toda a chuva que caiu entre este sábado e domingo, principalmente nesta madrugada. Foram 46 milímetros em 24 horas, de acordo com dados atualizados no meio desta manhã. A vizinha Camboriú foi a que registrou o maior volume do Estado, com 101 milímetros em 24 horas.
> Chuva em Florianópolis causa alagamentos e invade casas neste domingo
Estabelecimentos da Avenida Atlântica, na região central, tiveram de secar os imóveis que acabaram inundados. A Defesa Civil ainda não contabilizou todos os pontos e locais afetados, mas informou que foram diversos, como a Avenida das Flores, Centro, Nações, Vila Real e Praia dos Amores. A água já baixou na maioria dos lugares, o que normalizou o tráfego de veículos.
Continua depois da publicidade


Houve também ao menos três pontos de deslizamento de terra nos bairros Nova Esperança, Nações e Interpraias. Em um dos casos o barro invadiu a área externa de uma casa. Em outro, margens de uma rua.
> Joinville registra alagamentos por causa da chuva neste domingo
Risco de novos deslizamentos
Além da nota da Defesa Civil emitida neste sábado, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais divulgou neste domingo um alerta sobre a possibilidade de deslizamentos em Balneário Camboriú. No texto, destaca que a estimativa é que haja mais de 500 pessoas em 136 moradias expostas ao risco.
> IGP-M: entenda por que a inflação do aluguel disparou em 2020
“As áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se pela ocupação em encostas por moradias vulneráveis em sistema corte-aterro. Esta situação associada à precipitação incidente (ou acumulada) e a previsão meteorológica indica que pode ocorrer um número significativo de deslizamentos induzidos e deslizamentos esparsos em encostas naturais”, diz o alerta.
Acúmulo de chuva
A Defesa Civil divulgou na tarde deste domingo o acúmulo de chuva das últimas horas. Bombinhas foi a cidade onde mais choveu em 6h, com 125 milímetros, seguida de Itajaí com 56 milímetros e com 53 milímetros Porto Belo e Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Veja o boletim completo:

Alagamento na Avenida Atlântica
Vídeo feito nesta manhã mostra como região central de Balneário Camboriú estava após a chuva.
Alagamentos em Bombinhas
Em Bombinhas, os estragos causados pela forte chuva deste domingo foram registrados em vídeo. Alguns pontos da cidade tiveram alagamento. Confira:
TEMPO | Bombinhas (SC) enfrenta grandes alagamentos em razão da chuva torrencial. pic.twitter.com/DBP51FvSKj
— MetSul.com (@metsul) December 27, 2020
Resultado da forte chuva que ocorre neste domingo (27) na região de Bombinhas – SC.
Via WhatsApp pic.twitter.com/ww0W28pfi7— Conexão GeoClima (@ConexaoGeoClima) December 27, 2020Continua depois da publicidade
Alagamentos em Florianópolis
Florianópolis também teve pontos de alagamento neste domingo. No bairro Ingleses, no Norte da Ilha, motoristas tiveram o trajeto interrompido ao notar o grande volume de água acumulado sobre a pista. Muitos que tentaram atravessar tiveram problemas com os carros, que estragaram.
Uma delas foi a Rua das Gaivotas, que alagou pela manhã, mas no começo desta tarde já havia sido liberada. No Norte da capital choveu 100 milímetros nas últimas 12 horas, segundo a prefeitura. A previsão é de mais 100 milímetros até esta segunda-feira (28).

Na região da Lagoa da Conceição, quase 4 mil imóveis estavam sem energia às 12h20min. Moradores relatam que houve explosão em um poste durante a trovoada. A situação foi normalizada no começo da tarde, conforme atualização da Celesc.
Alagamento no Morro da Lagoa, Florianópolis-SC. A chuva deve persistir no decorrer das próximas 48 horas.
Tomás Walper Ruas pic.twitter.com/dqiI8KScS9— Conexão GeoClima (@ConexaoGeoClima) December 27, 2020Continua depois da publicidade
Ingleses pic.twitter.com/IQEyceZhH1
— renatoigor (@renatoigor) December 27, 2020
Alerta para segunda-feira
A Defesa Civil emitiu um novo alerta no fim da tarde deste domingo (27) para chuvas intensas e deslizamentos no Estado. Veja o vídeo.
Leia também:
> “Parecia um terremoto”, diz morador de Presidente Getúlio que perdeu a casa na tragédia
> Duas casas noturnas são interditadas em Imbituba por descumprirem medidas contra Covid-19
> Catarinense grávida é baleada na cabeça em tentativa de assalto na Bahia
> Líder de facção é preso após mandar atirar em policial em Florianópolis
> Mulher morre durante incêndio em casa em Balneário Barra do Sul