Cidades de Santa Catarina receberam neste domingo protestos em apoio à operação Lava Jato, ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, à reforma da Previdência e ao governo do presidente Jair Bolsonaro. Os manifestantes ocuparam vias públicas para defender Moro após a divulgação atribuídos a ele e procuradores da Lava-Jato pelo site Intercept, na época em que era juiz responsável pela operação. Pessoas vestiam roupas com as cores da bandeira do Brasil foram às ruas de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Blumenau e Balneário Camboriú.

Continua depois da publicidade

Na Capital de Santa Catarina a Polícia Militar, que deu suporte e organizou o trânsito, estima que entre 20 e 25 mil manifestantes estiveram presentes, enquanto organizadores apontaram a presença de 50 mil pessoas. A manifestação começou nas cercanias do Trapiche da Beira-Mar Norte. A partir das 16h eles percorreram 2,5 km até a frente do prédio da Polícia Federal. A pista sentido centro-bairro da avenida foi temporariamente bloqueada pela PM. Os manifestantes se reuniram em torno de dois carros de som, um deles com uma representação de Bolsonaro.

Em Florianópolis, manifestantes se aglutinam em frente à sede da Polícia Federal
Em Florianópolis, manifestantes se aglutinam em frente à sede da Polícia Federal (Foto: Tiago Ghizoni)

Em Chapecó, a concentração ocorreu na Praça Coronel Bertaso. A PM não fez uma estimativa, mas os organizadores calcularam entre 600 e 700 participantes. Eles caminharam pela avenida Getúlio Vargas levando cartazes em apoio ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, e a favor da Lava-Jato e da Reforma da Previdência. Em Balneário Camboriú, a concentração foi na Avenida Atlântica, na altura da Praça Almirante Tamandaré, no centro da cidade.

Grupo de manifestantes se reuniu na praça da Bandeira, em Joinville
Grupo de manifestantes se reuniu na praça da Bandeira, em Joinville (Foto: Marco Antonio Mendes/NSC TV)

Em Joinville, um grupo de manifestantes se reuniu na tarde domingo na praça da Bandeira, no Centro. A manifestação começou por volta das 16 horas. Os participantes subiram no carro de som para protestar e apresentar suas defesas em relação aos temas defendidos durante o ato. Em seguida, saíram em passeata para percorrer algumas ruas da região central. A caminhada encerrou em frente ao Fórum de Joinville.

Manifestantes pró-Bolsonaro reunidos na Praça Victor Konder, em Blumenau
Manifestantes pró-Bolsonaro reunidos na Praça Victor Konder, em Blumenau (Foto: Nathan Neumann)

Manifestantes pró-Bolsonaro de Blumenau se reuniram na na Praça Victor Konder, em frente à sede da prefeitura da cidade, em protesto em defesa da Lava-Jato e do Ministro Sérgio Moro. A manifestação também foi marcada pela irreverência de alguns participantes. Havia figuras fantasiadas de presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e de ex-líder do grupo extremista Al-Qaeda, Osama Bin Laden. A manifestação seguiu pelas ruas Amadeu da Luz e 7 de Setembro.

Continua depois da publicidade