Apesar da chuva, algumas cidades de Santa Catarina mantiveram a programação de protestos contra o governo do presidente Jair Bolsonaro na manhã deste sábado (19). Manifestações foram registradas em Blumenau, Caçador, Brusque, Araranguá, São Bento do Sul e Rio do Sul. Além de pedir pelo impeachment do presidente, os protestos também têm como pautas: vacina para todos, auxílio emergencial de R$ 600, mais investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), contra os cortes da Educação, em defesa do serviço público e por geração de empregos.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Santa Catarina por WhatsApp
Segundo a CUT Santa Catarina, 25 mobilizações estavam programadas para acontecer hoje, mas a maioria foi cancelada por conta do mau tempo. Foi o caso de Joinville e Florianópolis, por exemplo. Na Capital, a previsão é de chuva intensa, com vendaval e risco de alagamentos.
Veja algumas fotos dos atos:
Em Caçador, além de um carreata nas principais ruas da cidade, os militantes organizaram um ato simbólico com a colocação de cruzes para lembrar as quase 500 mil vítimas de Covid-19.
Continua depois da publicidade

Em São Bento do Sul, 135 cruzes foram espalhadas em um gramado no trevo em alusão às mortes na cidade. A população não foi convocada pelo movimento por causa da atual situação da pandemia no município.

Mesmo com chuva, Blumenau manteve a programação:

Em Araranguá, militantes fizeram uma passeata pelas ruas centrais da cidade com faixas e cartazes.

Manifestações pelo Brasil
As manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro também ocorrem em diferentes capitais brasileiras ao longo do dia. Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Maceió, Maranhão, Campina Grande, Palmas e Goiânia já tiverem movimentações na manhã deste sábado (19).
Continua depois da publicidade
Em Pernambuco, além de reinvidicarem mais vacinas e o impeachment do presidente, manifestantes combram uma resposta sobre o ocorrido em protesto no mês de maio, quando dois policiais atitram nas pessoas e deixaram duas com sequelas na visão.
Imagens mostram que quase todos os manifestantes usam máscara, porém, apesar de tentarem respeitar o distancimento adotando algumas estratégias, aglomerações são registradas durante os protestos.
LEIA MAIS
Lázaro, assassino em série de Goiás, deixou carta em esconderijo; veja trechos