A quarta-feira (7) em que são celebrados os 200 anos da Independência do Brasil é marcada por manifestações em Santa Catarina, além de desfiles cívico-militares. Atos favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e também o Grito dos Excluídos — tradicionalmente ligado à esquerda — foram convocados em várias cidades pelo Estado.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Em Florianópolis, o trapiche da Beira-Mar Norte foi o ponto de concentração dos apoiadores do presidente desde a manhã. Manifestantes a pé, em carros e caminhões participaram do ato. Eles fizeram uma caminhada por uma das vias centrais da avenida e depois retornaram ao trapiche, de onde acompanhariam um pronunciamento de Bolsonaro previsto para ocorrer às 16h no Rio de Janeiro.
Ainda na capital catarinense, no Terminal Velho, ocorreu a concentração do Grito dos Excluídos, com movimentos sociais e sindicais. O grupo percorreu o Centro passando pela Assembleia Legislativa e se dispersou no Morro do Céu.
Em Joinville, um grupo formado por movimentos sociais, centrais sindicais e representantes de partidos de esquerda também se reuniu para um ato do Grito dos Excluídos durante a tarde. A manifestação aconteceu no Parque das Águas, onde as organizações fizeram intervenções políticas e culturais. Segundo a organização, as atividades foram a favor da vida dos trabalhadores e contra o governo do presidente Jair Bolsonaro.
Continua depois da publicidade
Ainda durante a tarde, outra atividade do Grito dos Excluídos foi conduzida na Comunidade Santa Dulce dos Pobres, da Paróquia Nossa Senhora de Belém. Houve uma roda de conversa sobre o tema “Que país queremos construir?”. O ato foi realizado pela Diocese de Joinville e não teve relação com a manifestação do Parque das Águas.
Também em Joinville, bolsonaristas se reuniram na Praça da Bandeira, região central da cidade, e, em seguida, se deslocaram para a frente da Câmara de Vereadores.
Em Itajaí, houve ato governista na Avenida Beira Rio, com faixas exibidas por manifestantes em apoio a Bolsonaro e em tom crítico ao Supremo Tribunal Federal (STF) — “Supremo é o povo” dizia uma delas. Também durante à tarde, bolsonaristas se juntaram em evento em Blumenau, em frente à sede da prefeitura.
Em Itapema, Lages e Concórdia há manifestações a favor de Bolsonaro agendadas para a tarde. Em cidades menores de Santa Catarina como São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Bocaina do Sul, Videira, Caçador, Campos Novos, Herval d’Oeste e Forquilhinha também há atos programados.
Continua depois da publicidade
Leia também
Desfiles de 7 de Setembro atraem público em cidades de SC mesmo com chuva
Apoiadores de Bolsonaro fazem ato pró-governo em Florianópolis
Grito dos Excluídos reúne movimentos sociais e sindicais em Florianópolis