Cidades de Santa Catarina anunciam nesta quarta-feira (3) a suspensão de partidas de futebol pelos próximos 15 dias. As medidas provocam o adiamento de jogos do Campeonato Catarinense 2021, que terá neste meio de semana a terceira rodada. As decisões foram anunciadas por Florianópolis, Criciúma e Chapecó. Tubarão, no Sul do Estado, também anunciou que deve proibir os eventos esportivos. À noite, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) também confirmou a suspensão do campeonato pelo mesmo período.

Continua depois da publicidade

> FCF revê decisão e adia jogo entre Metropolitano e Joinville por surto de Covid-19

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

A prefeitura de Florianópolis definiu, em decreto, a suspensão por 15 dias de competições de futebol profissional na cidade. Como a decisão vale a partir de quinta, o clássico entre Avaí e Figueirense, às 20h30 desta quarta, está mantido na Ressacada.

A prefeitura de Chapecó anunciou a suspensão de jogos da Chapecoense na Arena Condá. A medida foi tomada pela situação da pandemia do novo coronavírus na região e pela proximidade do estádio com locais de atendimento a pacientes de Covid-19, como o Centro de Eventos e o ambulatório do Ginásio Ivo Silveira.

Continua depois da publicidade

A prefeitura de Criciúma, no Sul do Estado, também anunciou na manhã desta quarta a suspensão de partida de futebol na cidade por 15 dias, o que na prática afeta os jogos em casa de Criciúma e Próspera pelo Campeonato Catarinense. Neste caso, a decisão afeta até mesmo os treinamentos dos clubes.

O Criciúma receberia nesta quinta-feira (4) justamente a Chapecoense em jogo válido pelo Estadual. Com as decisões dos municípios, a própria Chapecoense divulgou uma nota informando que em razão da situação de saúde no Estado, a delegação do clube não vai viajar a Criciúma para a partida que estava prevista contra o Tigre.

O texto diz que a decisão levou em conta opiniões do departamento médico, da diretoria e da própria prefeitura de Chapecó. “A decisão foi tomada levando em consideração as orientações da prefeitura de Chapecó, bem como o fato de que, em caso de qualquer emergência médica durante o período do jogo, nenhum atendimento poderá ser assegurado”.

> CBF define primeira fase da Copa do Brasil; saiba os adversários dos catarinenses

Além de Criciúma e Chapecó, Tubarão também deve suspender as partidas de futebol por causa da situação da Covid-19 em um decreto a ser publicado ainda nesta quarta. No fim da tarde, a assessoria de imprensa da prefeitura de Tubarão confirmou que o decreto ainda não havia sido publicado, mas que o prefeito sinalizou que a cidade também adotaria a proibição.

Continua depois da publicidade

O Hercílio Luz, time da cidade na primeira divisão do Estadual, enfrenta o Juventus fora de casa na tarde desta quarta-feira, e voltaria a atuar em casa em partida inicialmente prevista para o sábado (6), contra o Marcílio Dias.

Outras cidades com equipes no Campeonato Catarinense afirmaram à reportagem do Globoesporte.com que ainda não há discussão sobre possível suspensão de jogos.

> Hospital de Xanxerê alerta: “Vamos começar a perder vidas”

Surto de Covid-19 já havia adiado jogo entre Joinville e Metrô

Uma das partidas da terceira rodada do Catarinense, entre Joinville e Metropolitano, já havia sido adiada pela Federação Catarinense de Futebol (FCF). O adiamento ocorreu por causa do alto número de casos de Covid-19 no elenco do JEC, que teve mais de 20 casos confirmados da doença. Ainda não foi confirmada uma nova data para o jogo.

A reportagem fez contato com a FCF para confirmar quais partidas desta semana estão mantidas ou adiadas, mas a entidade informou que ainda não foi informada das decisões dos municípios.

Continua depois da publicidade

Leia também

> Opinião: Lockdown em SC é necessário e urgente

> Santa Catarina vai receber mais 91 mil doses da Coronavac nesta quarta-feira

SC tem mais 87 mortes por coronavírus e 5,8 mil novos casos confirmados