Cidades do Litoral Sul de Santa Catarina e Médio Vale registram temporais com raios e alguns pontos de alagamentos na tarde desta quinta-feira (4). Um ciclone extratropical, que se forma no Sul do país, traz uma frente fria para o Estado.
Continua depois da publicidade
> Sensação de calor em Joinville chega a 61°C nesta quinta-feira
> Florianópolis tem recorde histórico no volume de chuvas em janeiro de 2021
A Defesa Civil já havia alertado que a formação do ciclone provocaria fortes ventos durante a tarde de quinta (4), podendo chegar aos 70 km/h. Segundo o órgão, os temporais podem provocar acumulados muito altos nas próximas horas, com possibilidade de granizo e descargas elétricas. O risco é moderado para a ocorrência de desastres.
Nesta manhã, moradores da cidade de Criciúma, registraram a passagem de uma nuvem rolo pela cidade. O fenômeno geralmente acontece antes de temporais, quando há uma virada no tempo.
Continua depois da publicidade
> Ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão: entenda a diferença
> Galo que bota ovos vira atração no Meio-Oeste de SC
Baixas temperaturas
O ciclone se desloca apenas sobre o Rio Grande do Sul, porém contribui para a formação de uma frente fria que chegará a Santa Catarina nesta sexta-feira (5). Na Serra, segundo a Epagri, os termômetros podem marcar entre 7ºC e 8ºC em São Joaquim e Urupema na madrugada de sábado (6).
O Oeste e o Sul de SC também podem ter temperaturas mais baixas, de até 13ºC. Já as cidades litorâneas terão temperaturas mínimas mais amenas, que giram em torno de 17ºC a 18ºC nas regiões da Grande Florianópolis, do Vale do Itajaí e do Norte.
Leia também
Ciclone em SC teve ventos de até 168 km/h, maior velocidade já registrada pela Epagri
Prejuízos com “ciclone bomba” em SC chegam a R$ 500 milhões, diz secretário da Defesa Civil
Continua depois da publicidade
CPF e dados vazados? Saiba o que fazer
Boi é flagrado correndo sozinho pelo Centro de Pomerode; veja vídeo