O calor dominou as cidades de Santa Catarina nesta primeira semana de 2025. Em boa parte dos municípios, as temperaturas passaram dos 30°C nesta sexta-feira (3), sendo que em vários deles o índice de calor ultrapassou os 50°C. Este é o caso de Schroeder, no Norte, onde o índice de calor chegou a 53°C durante o início da tarde.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Uma frente fria, que trouxe bastante instabilidade em algumas regiões nos últimos dias, se afastou de Santa Catarina e o sol voltou a brilhar, trazendo altas temperaturas ao Estado. Mas, para além do número marcado pelo termômetro, o que os catarinenses sentem na pele nos dias quentes é o índice de calor, termo correto para a popular “sensação térmica”.

Veja imagens:

O município que registrou o maior índice de calor na primeira sexta-feira do ano foi Schroeder. Às 13h, os termômetros marcaram 37°C. Mas, por conta da combinação de temperatura somada à umidade relativa do ar em 53%, a sensação na pele sentida pela população local chegou aos 53°C.

Continua depois da publicidade

SC está no top 5 entre estados mais procurados como destino de verão no Brasil; veja ranking

Em Joinville, no Norte catarinense, foi registrada a máxima de 37°C às 14h e o índice de calor alcançou 51°C. Outras cidades também vivenciaram uma tarde quente. A capital Florianópolis registrou índice de 46°C enquanto os termômetros marcavam 35°C.

Um pouco mais distante do Litoral, Itapiranga, no Extremo-Oeste, a máxima foi de 34°C enquanto o calor sentido era equivalente a  49°C. Rio do Sul também entra para esta lista, com a temperatura em 35°C no início da tarde e índice de calor de 46°C.

Assim como a capital, Tijucas também alcançou 46°C no índice de calor. A temperatura máxima na cidade não passou de 35°C.

O índice de calor e a sensação térmica

Essas duas variáveis da meteorologia ajudam a representar melhor as condições de calor e frio que são sentidas, pois,  em alguns dias, a temperatura do termômetro não é capaz de dar essa informação, já que fatores como a umidade atmosférica e a velocidade do vento afetam a transferência de calor entre o corpo humano e o ar.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Epagri Ciram, o índice de calor, ou heat index, em inglês, é a temperatura sentida devido a combinação entre a temperatura aparente do ar e a umidade relativa do ar. Através de cálculos é possível chegar a uma medida para definir qual a intensidade do calor que uma pessoa sente, variando em função da temperatura e da umidade do ar. Isso explica por que sentimos mais calor em ambientes mais úmidos do que em locais mais secos, com a mesma temperatura.

Já a sensação térmica é a temperatura aparente sentida pela pele exposta, em virtude da combinação entre temperatura do ar e velocidade do vento. É por isso, por exemplo, que em dias frios, a sensação térmica pode ser muito inferior à temperatura por conta do vento, indica a Epagri Ciram.

Leia também

Quais são as seis melhores praias de Barra Velha, segundo aplicativo de turismo

Quais são as melhores praias de São Francisco do Sul, segundo aplicativo de turismo