O Poder Judiciário de Santa Catarina entregou R$ 600 mil para os quatro municípios que decretaram situação de calamidade pública por conta das cheias de outubro, são eles: Taió, Rio do Sul, Rio do Oeste e Laurentino. O valor total entregue nesta terça-feira (31) foi dividido em R$ 150 mil para cada cidade e deve ajudar no trabalho de recuperação.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Armando, afirmou que a iniciativa do Poder Judiciário é um reconhecimento ao trabalho da Defesa Civil dos municípios e do Estado.

— É um gesto importante, de acolhimento. Não temos como controlar as condições climáticas, mas podemos monitorar, dar o alerta, e por mais que a gente se prepare para atuar antes e depois das cheias, nem sempre temos o sucesso desejado. Esses municípios vão passar, agora, por um grande esforço de reconstrução — disse.

Os gestores públicos deverão utilizar as quantias para a aquisição de insumos, materiais e equipamentos necessários à Defesa Civil local, para o restabelecimento da situação de normalidade ou à minimização dos efeitos dos alagamentos nos quatro municípios.

Continua depois da publicidade

Transcorrido o prazo de 120 dias da data do recebimento dos recursos, os municípios deverão prestar contas do adequado emprego das quantias. Quando houver saldo não utilizado para os fins previstos, a quantia remanescente deverá ser restituída ao TJSC.

Veja fotos do impacto das chuvas em SC

Leia também

Chuvas já deixaram mais de 27 mil desabrigados em Santa Catarina

Cidades de SC registram novas enchentes e estragos em final de semana de chuva intensa

Concursos públicos em SC: veja vagas abertas em novembro, salários e como se inscrever