Cinco cidades do Norte de Santa Catarina anunciaram a prorrogação da campanha de vacinação contra a poliomielite até o dia 30 de setembro, além de ações especiais para avançar a imunização. Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Mafra e Jaraguá do Sul aderiram à medida anunciada pelo Ministério da Saúde até agora.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Além da vacina contra a paralisia infantil, os municípios também anunciaram a prorrogação da Multivacinação, com objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
A prorrogação da imunização contra a poliomielite é uma tentativa de melhorar os números de pessoas vacinadas, já que o Estado está abaixo da meta de vacinação em 2022. O público-alvo são crianças de um ano a menores de cinco anos. As crianças menores de um ano devem tomar a vacina Vacina Inativada Poliomielite (VIP) conforme o calendário.
De todos os municípios de SC, São Francisco do Sul é o mais atrasado, com 25% de cobertura vacinal. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%. Araquari conta com 2 286 doses aplicadas, 75% da cobertura. Joinville, Mafra e Jaraguá do Sul contam com 37%, 63% e 41%, respectivamente. Os dados são do Ministério da Saúde.
Continua depois da publicidade
Drive-thru
Joinville contará com uma ação especial neste sábado (17) para tentar atingir a meta de vacinação. Com formato de drive-thru, as crianças poderão tomar as gotinhas sem sair do carro. A campanha realizada pela Secretaria Municipal da Saúde acontece das 9 às 16 horas, no Centreventos Cau Hansen, com entrada pela frente, na avenida José Vieira.
Os pais deverão levar a carteira de vacinação e um documento da criança. Não serão aplicados os demais imunizantes da multivacinação. Ademais, as vacinas também estão disponíveis na Sala de Vacina Central e nas unidades básicas de saúde da família (UBSFs).
Poliomielite
A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode atingir adultos. Em casos graves, pode causar paralisia nos membros inferiores.
Não há tratamento específico para a doença, a vacinação é a única forma de prevenção.
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Sobreviventes da Polio
Leia também
Proposta do teleférico em Joinville vai permanecer engavetada
“Falsos policiais” são presos após tentarem enganar moradores de SC
Artista plástica de Joinville terá obras exibidas no Museu do Louvre, em Paris