Alguns municípios de Santa Catarina, como Blumenau, Itajaí, Tijucas e Rio do Sul, não tiveram aula nesta segunda-feira (9) por conta das fortes chuvas. De acordo com o pronunciamento oficial da Secretaria Estadual de Educação (SED), as escolas estaduais localizadas em cidades afetadas foram autorizadas a suspender o funcionamento. Mas algumas regiões já estudam a possibilidade de retorno.

Continua depois da publicidade

Blumenau anunciou que pretende retomar as aulas na terça (10), podendo adiar a volta dos estudantes às salas de aula no caso de as unidades precisarem de mais tempo para limpeza e manutenção.

Em Presidente Getúlio, os Centros Educacionais Infantis Municipais Balão Mágico e Pingo de Gente, que foram alagadas, passam por serviço de limpeza. Outras unidades também já são preparadas para receber estudantes. A previsão é de a data de retorno ser divulgada nesta segunda.

A Prefeitura de Itajaí também anunciou em suas redes oficiais a suspensão das aulas na segunda-feira, com previsão de retorno para terça-feira (10), dependendo dos impactos das inundações nas próximas 24 horas.

Tijucas ainda não divulgou uma data prevista para retorno das aulas. Em Rio do Sul, a suspensão vai até dia 11 de outubro, segundo nota publicada pela prefeitura.

Continua depois da publicidade

UFSC e IFSC suspendem aulas por conta das chuvas em SC

A secretária adjunta da Educação de Santa Catarina, Patrícia Lueders, informou essa manhã que as coordenadorias foram orientadas a seguir as recomendações das autoridades locais em relação à volta às aulas.

— Todas as 36 coordenadorias foram orientadas a seguir as autoridades locais do seu município, ou seja, a Defesa Civil, em regime de colaboração com todos os 295 municípios. Desta forma, se a rede municipal não tiver aula, a rede estadual também não vai ter — disse.

Blumenau cancela aulas na segunda-feira por conta da enchente

Os estudantes que não conseguirem acessar as escolas da rede estadual em função das chuvas, não serão prejudicados.

Leia também:

Itajaí suspende aulas com previsão de mais chuva e rio em elevação

Enchente em Rio do Sul causa suspensão das aulas na rede municipal