Itajaí e outras cidades do litoral catarinense ficaram encobertas por um nevoeiro marítimo nesta segunda-feira (4). Conforme o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, o fenômeno é comum, apesar de atrapalhar a visibilidade e afetar serviços como o do porto itajaiense e de aeroportos.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp
A formação do nevoeiro aconteceu na costa de Santa Catarina. A ida deles em direção a cidades litorâneas foi observada já na manhã desta segunda. As nuvens baixas, associadas ao nevoeiro, podem dar a falsa impressão de possibilidade de chuva, mas é justamente a estabilidade do tempo que favorece tanto a formação do nevoeiro marítimo como o predomínio de sol.
Isso porque, explica Marcelo, para que o nevoeiro aconteça é necessário o contato do ar quente com uma superfície fria, que é o oceano. Como não há muito vento, o fenômeno fica “parado” nas cidades.
A condição de tempo deve se repetir nos próximos dias devido ao predomínio de uma massa de ar seco e mais quente, que mantém o tempo estável e inibe a formação de nuvens de chuva em Santa Catarina. A temperatura fica elevada durante o dia e amena nas noites.
Continua depois da publicidade

Serviços afetados
Em Itajaí, o porto segue funcionando normalmente, apesar do fenômeno poder atrapalhar as operações. O aeroporto de Navegantes também não foi fechado, mas três voos atrasaram até o final desta tarde por conta do nevoeiro.
Balneário Camboriú, Itapema e Florianópolis também registraram o fenômeno nesta segunda-feira.
*Colaborou Rodrigo Gonçalves, NSC TV.
Leia também
SC tem 11 das 50 melhores cidades do Brasil, aponta ranking; veja a lista
Veja imagens de como será a decoração da Oktoberfest Blumenau 2022
Catarinense faz pedido emocionante antes de morrer e sensibiliza amigos em velório