Em vista da explosão de casos e número de mortes no Estado por causa da dengue, os municípios catarinenses têm montado estratégias para o combate à doença. Algumas cidades já iniciam a vacinação neste fim de semana e outras investem em centros de referência para avaliação e testagem, além de outras ações de prevenção.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Joinville, a mais populosa de SC, é que está em situação mais alarmante e enfrenta a quinta epidemia seguida. Conforme dados do painel de dengue da prefeitura municipal atualizados até a sexta-feira (23), a cidade já registrou seis mortes e 2097 casos confirmados da doença.
Joinville terá biofábrica no enfrentamento da dengue
Em vista disso, no sábado (24), inicia a imunização contra a dengue no município. Ao todo, a cidade recebeu 15,7 mil doses que devem ser aplicadas em pré-adolescentes de 10 e 11 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde. Vale destacar que, até o momento, apenas cidades do Norte de SC receberam as doses.
Continua depois da publicidade
Oito Unidades Básicas de Saúde de Família (UBSFs) estarão abertas, das 8h às 12h, para aplicação da vacina. São elas: Paranaguamirim, Floresta, Boehmerwald, Aventureiro I, Dom Gregório, Vila Nova Sede, Pirabeiraba e Costa e Silva.
Número de casos e mortes faz oito cidades catarinenses decretarem emergência pela dengue
Para receber a vacina, é preciso apresentar documento, carteira de vacinação e cartão nacional de saúde do pré-adolescente, além de documento do responsável e chegar na UBSF pelo menos 30 minutos antes do horário de fechamento.
A imunização contra a dengue é composta por duas doses, aplicadas com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. Não podem tomar a vacina os pré-adolescentes que tiveram dengue há menos de seis meses ou que estejam com suspeita de dengue, febre ou sintomas gripais.
Continua depois da publicidade
Operação Limpa Pátios
Ainda em Joinville, na próxima segunda-feira (26), o Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran-SC) dará início à Operação Limpa Pátios a fim de combater possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti. A previsão é destruir cerca de 1.500 veículos na cidade, onde o trabalho tem previsão de duração de 30 dias. Os trabalhos iniciam às 7h30min.
Plano de Joinville contra dengue tem previsão de central de hidratação
Até o momento, já foram destruídos e destinados à reciclagem 4.684 veículos, entre carros, motos, e caminhões em pátios de 19 municípios catarinenses.
Itajaí aumenta equipe de saúde após superlotação
A alta no número de casos de dengue em Itajaí fez com que Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade ficassem lotadas. As unidades ficam nos bairros São Vicente e Cordeiros e, em ambas, os pacientes precisam aguardar horas por atendimento.
Por causa do problema, a Secretaria de Saúde reforçou a equipe médica nos locais. A medida foi necessária devido ao aumento de casos de dengue. Diariamente, são feitos em média 1,2 mil atendimentos nas unidades do município.
Continua depois da publicidade
Centro de Referência para Dengue
A partir de segunda-feira (26), Florianópolis passa a contar com um Centro de Referência para Dengue. O espaço ficará ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, em Canasvieiras, e irá atender exclusivamente casos suspeitos da doença, das 7h às 19h.
O novo centro vai oferecer avaliação clínica, testagem e coleta de exames laboratoriais, além de assistência em saúde, incluindo hidratação venosa para os pacientes, de acordo com a Secretaria de Saúde. O atendimento disponibilizará também testes rápidos.
Situação de emergência
O Governo do Estado assinou o documento que decreta situação de emergência em Santa Catarina por causa da crescente no número de casos e mortes por dengue. O ato aconteceu na manhã de quinta-feira (22) em Joinville. Este é o terceiro ano seguido que SC vive uma epidemia e declara emergência na saúde pública por causa da doença.
Continua depois da publicidade
Em toda SC, o número de casos prováveis em 2024 já é 650% maior do que no mesmo período do ano passado. Além disso,155 cidades catarinenses estão infestadas pelo Aedes aegypti e, em dois meses, unidades de saúde já registram filas e superlotação, além de nove mortes confirmadas.
Neste ano, já foram registrados 17.696 casos prováveis de dengue em 177 cidades. Também foram identificados 12.885 focos do Aedes aegypti em 215 dos 295 municípios. A alta em números de casos confirmados e mortes fez com que oito cidades de Santa Catarina decretassem situação de emergência pela doença. São elas:
- Florianópolis;
- São José;
- Balneário Piçarras;
- Coronel Martins;
- Penha;
- Itapiranga;
- Araquari;
- Joinville.
- Corupá.
Continua depois da publicidade
Leia também
SC decreta situação de emergência pelo terceiro ano seguido após explosão de casos de dengue
“Explosão” de casos de dengue nas primeiras semanas de 2024 acende alerta em SC
O ciclo de vida do Aedes aegypti, mosquito da dengue, chikungunya e zika
Crise climática e El Niño contribuem para “boom” da dengue em SC, dizem especialistas