Os municípios catarinenses começam a contabilizar os estragos nesta quinta-feira (5), após as fortes chuvas que atingiram o Estado na quarta-feira (4). De acordo com o governo estadual, 46 cidades registraram prejuízos por conta de ocorrências como queda de granizo, alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Sete delas decretaram situação de emergência. Além disso, uma pessoa morreu após ao tentar atravessar arrozeira alagada pela chuva no Alto Vale do Itajaí. A previsão é de que a chuva dê uma trégua, mas os riscos seguem durante o fim de semana.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Em Rio do Sul, o nível do rio Itajaí-Açu estava acima dos oito metros na manhã desta quinta-feira, o que deixou ruas alagadas em diversos pontos. Moradores atuam na retirada de móveis nas casas que foram atingidas pela água da chuva. Ao menos 190 pessoas foram encaminhadas para abrigos.

Também no Vale do Itajaí, Blumenau está em situação de enchente devido ao aumento no nível do rio. Por volta das 6h, o nível estava em 8,61 metros. Um abrigo foi montado para o atendimento dos moradores. Já a abertura da Oktoberfest foi adaptada por conta das chuvas.

Vídeo impressionante mostra momento que asfalto se rompe após forte chuva em rodovia de SC

Continua depois da publicidade

Em Timbó, um deslizamento de terra atingiu uma casa onde estava uma mulher e o filho de um ano. A criança teve apenas ferimentos leves, segundo os bombeiros.

Já em Rio do Oeste, um homem morreu ao tentar atravessar uma área alagada pela chuva na tarde desta quarta-feira. De acordo com testemunhas, ele passava pelo local de acesso das arrozeiras quando, supostamente, perdeu o controle e caiu na área alagada. O Corpo de Bombeiros Militar informou que moradores viram a vítima pedindo socorro e tentaram chegar até ela. No entanto, quando a encontraram, ela estava inconsciente. O homem foi retirado da água e equipes tentaram reanimá-lo, mas ele não resistiu e morreu no local.

Outra situação crítica é em Erval Velho, no Meio-Oeste catarinense. A cidade amanheceu coberta de lama após ruas ficarem alagadas na quarta-feira. Além disso, casas e comércios ficaram destruídas com a força da água. A prefeitura decretou situação de emergência e criou uma campanha para arrecadar insumos para as pessoas atingidas pelas cheias.

Na SC-355, em Jaborá, parte do asfalto cedeu por conta das fortes chuvas. A via segue interditada na manhã desta quinta-feira.

Continua depois da publicidade

No Oeste, em Concórdia, a barragem de contenção transbordou, o que causou alagamentos em várias ruas da cidade. Algumas estradas ficaram bloqueadas por conta dos alagamentos. Em Chapecó, uma motociclista ficou ferida após bater contra galhos que caíram na rua.

FOTOS: Chuvas deixam Rio Negrinho em situação de emergência e moradores esvaziam casas

Na Serra catarinense também houve estragos em decorrência da chuva. Cinco pessoas foram resgatadas após ficarem ilhadas por conta de alagamentos — entre elas um adolescente de 16 anos que foi surpreendido pelo nível da água após sair para dar comida aos animais.

Conforme o último balanço do Corpo de Bombeiros Militar, 399 ocorrências associadas às chuvas foram registradas e 526 pessoas foram atingidas.

A situação mais crítica ocorreu no Planalto Norte, no Meio-Oeste e no Vale do Itajaí. As cidades de São Bento do Sul, Campo Alegre, Corupá, Ibiam, Jaborá, Laurentino e Presidente Getúlio decretaram situação de emergência.

Continua depois da publicidade

Veja fotos:

Leia também:

SC descarta operar barragem que é a maior para contenção de cheias do Estado

FOTOS: Fortes chuvas causam estragos em cidades de SC