As principais cidades de Santa Catarina celebram os 200 anos da Independência do Brasil com desfiles cívico-militares na manhã quarta-feira (7). Os eventos vão reunir membros das Forças Armadas, de órgãos de segurança pública e grupos civis.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

O principal deles será em Florianópolis, com previsão de se deslocar com ao menos 28 grupos por toda a Beira-Mar Continental das 9h às 11h. O evento da Capital será o único em Santa Catarina que terá o governo estadual como integrante da organização — o governador em exercício, Moacir Sopelsa (MDB) estará presente. Os demais desfiles ficarão a cargo especialmente das respectivas prefeituras.

Desfile de 7 de Setembro em Florianópolis deve reunir quase 30 grupos

O Exército Brasileiro comunicou à reportagem que suas tropas terão participação ao menos nos desfiles das cidades-sede de aquartelamento. As Forças Armadas ainda participarão com membros da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira (FAB).

Continua depois da publicidade

Os desfiles também contarão com forças de segurança submetidas a cada um dos três entes federativos, casos da Polícia Federal (PF), da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), e das guardas municipais.

A participação de cada um, no entanto, vai variar. A PF, por exemplo, diz que, além de Florianópolis, estará nos desfiles de Lages, Criciúma, Chapecó e Dionísio Cerqueira.

Os eventos também contarão com participação de civis, em especial de alunos da educação básica. Em Joinville, por exemplo, o desfile marcado para ter início às 9h na Avenida José Vieira espera contar com estudantes de 20 escolas públicas.

Os municípios organizadores dos desfiles cívico-militares ainda mantêm atenção com a previsão de chuva para o Estado. Em Blumenau, com evento marcado também para as 9h, na Rua 15 de Novembro, um eventual cancelamento devido às más condições do tempo poderá ser anunciado pela prefeitura até uma hora antes do início previsto.

Continua depois da publicidade

Terça-feira será de céu encoberto e chance de chuva a qualquer momento em SC

Os atos em celebração ao Bicentenário da Independência vão se estender também aos outros Estados do país. Ao menos dois deles devem ganhar maior destaque, em Brasília e no Rio de Janeiro, ambos com participação do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A capital vai receber o maior dos eventos dedicados à data, às 10h, com um desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios e a cerimônia de troca da bandeira nacional.

Já no Rio, não haverá desfile, mas as Forças Armadas devem executar, entre outros eventos, salvas de tiros a cada hora no Forte de Copacabana, a partir das 8h. Haverá um palco montado no local, onde Bolsonaro poderá discursar à tarde.

Leia mais

Alvo de Moraes, Hang irá com Bolsonaro a atos do Sete de Setembro

Lula tem 44% e Bolsonaro 31% das intenções de voto para presidente, diz Ipec