O desfile cívico de 7 de setembro, dia da independência do Brasil, foi cancelado pelo segundo ano consecutivo nas principais cidades catarinenses por conta da pandemia. Florianópolis, Joinville e Blumenau anunciaram que não terão o tradicional evento.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Na Capital, o desfile cívico normalmente é organizado pelo governo catarinense na Passarela Nego Quirido. O Estado anunciou que não fará o evento já que SC não atingiu 75% da população vacinada. Além disso, a variante delta da Covid-19 tem se mostrado uma ameaça potencial.
Joinville, a cidade mais populosa do Estado, também optou pelo cancelamento do evento neste ano para evitar a concentração de pessoas, informou a assessoria do município. Para marcar a Semana da Pátria, nesta quarta-feira (1º) foi feito o ato de hasteamento da bandeira em frente à prefeitura, com a participação do prefeito Adriano Silva e de comandantes das forças de segurança e salvamento da cidade.
Em Blumenau, o evento de 7 de setembro costuma ser realizado pelas Forças Armadas. No entanto, o 23º Batalhão de Infantaria anunciou que não fará o desfile cívico. Segundo a assessoria da prefeitura, o hasteamento da bandeira deve ser feito apenas em frente ao Mausoléu Doutor Blumenau.
Continua depois da publicidade
No dia 5 de agosto, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, publicou uma portaria orientando que as Forças Armadas “para se absterem de participar de quaisquer eventos comemorativos alusivos ao supracitado evento como desfiles, paradas, demonstrações ou outras que possam causar concentração de pessoas”. O motivo alegado também foi a Covid-19.
Leia também:
Há chance de um novo apagão no Brasil por causa da crise hídrica?
Concursos públicos em SC: veja vagas abertas em setembro, salários e como se inscrever
Veja as 20 cidades de SC que mais cresceram no último ano
Análise: Queda do PIB mostra economia brasileira perdendo fôlego