As cidades de Santa Catarina afetadas pela chuvas da semana passada terão auxílio financeiro do governo federal, segundo o governador do Estado, Carlos Moisés, em reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, na manhã desta segunda-feira (5). O apoio para reconstrução das cidades com prejuízos foi assegurado ao chefe do Executivo pelo secretário nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
De acordo com o executivo estadual, os recursos federais podem começar a chegar para Santa Catarina ainda em dezembro. O objetivo é que as verbas sejam utilizadas para a reconstrução e recuperação da infraestrutura dos municípios catarinenses que sofreram alagamentos, deslizamentos e outros prejuízos por causa das chuvas.
— O que nós salientamos é que os municípios também necessitam fazer a sua parte. A Defesa Civil está orientando, de mãos dadas com as prefeituras, para que possa ser realizado um levantamento de danos. Isso precisa chegar no sistema da Defesa Civil nacional — enfatizou Moisés.
Asfalto cede e rodovia “afunda” em Doutor Pedrinho após forte temporal
Continua depois da publicidade
A situação de emergência em Santa Catarina já foi reconhecida em nível federal, o que agiliza o processo de repasse de recursos. No entanto, as prefeituras precisam demonstrar os prejuízos ao governo federal de forma oficial para poder ter acesso à verba.
De acordo com a fala do governador, o secretário nacional de Defesa Civil indicou que dará prioridade aos pedidos de Santa Catarina em razão das grandes perdas ocorridas no estado desde a última semana.
Cratera se abre por causa da chuva e divide pista da BR-280, no Norte de SC, veja vídeo
— Queremos começar a liberar os primeiros recursos a partir desta terça-feira. A documentação é simples. Nós temos recursos garantidos por este governo até o dia 31 de dezembro, o qual nós podemos empenhar. Porém, logicamente, de maneira republicana, o próximo governo também vai auxiliar Santa Catarina — disse coronel Lucas.
SC teve quatro mortes durante chuvas
Quatro pessoas morreram por conta das chuvas nas cidades catarinenses até o momento. Em Palhoça, na Grande Florianópolis, um homem foi eletrocutado ao atravessar área alagada. No Vale do Itajaí, em Brusque, outro homem morreu soterrado em um deslizamento. No município de Gravatal, um homem morreu por causas naturais enquanto estava em um abrigo municipal. Na tarde desta segunda (5), o corpo do Cabo Tiago José Teodoro, bombeiro militar que estava desaparecido no Rio Itajaí-Açu, foi encontrado. Uma pessoa ainda está desaparecida em Brusque.
Continua depois da publicidade
Calor e umidade deixam SC em alerta para novos temporais
Mais de 60 cidades registraram alagamentos, enchentes, deslizamentos e outras ocorrências relacionadas às fortes chuvas que duraram seis dias. De acordo com a Defesa Civil, 30 municípios decretaram situação de emergência.
O chefe do órgão estadual, David Busarello, informou que mais de 29 mil itens de assistência humanitária foram distribuídos aos municípios catarinenses, com um aporte de aproximadamente R$ 3 milhões.
Veja como ficou Santo Amaro da Imperatriz após as chuvas:
Leia também
Cidades afetadas pelas chuvas em SC receberam R$ 2,7 milhões
Empresário tentou alertar vizinhos sobre enchente em Benedito Novo: “Foi rápido”
Chuva volta a SC e deixa cidades alagadas em pelo menos três regiões