Além do atletismo, os investimentos em Blumenau visam transformar o Complexo Esportivo do Sesi em um centro de preparação para atletas de alto rendimento. De acordo com a entidade, já há estrutura pronta para outras modalidades olímpicas e paralímpicas, como handebol, ginástica artística e rítmica, badminton, basquete, vôlei, rugby, judô, karatê, esgrima, futebol e goalball.

Continua depois da publicidade

Por enquanto já passou por aqui a equipe brasileira feminina juvenil de handebol durante o treinamento para o Pan-Americano do Chile no mês que vem e o Mundial da categoria na Eslováquia, em julho.

::: Leia mais notícias sobre os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Com a pista de atletismo em obras, os atletas da cidade que usam a estrutura através da parceria do Sesi com a FMD estão treinando em outros locais. De acordo com Sérgio Galdino, além da própria pista indoor (instalada dentro do ginásio) do complexo, eles têm usado as estruturas da AD Hering e do 23º Batalhão de Infantaria. O Metropolitano, que mandava seus jogos no Estádio do Sesi, foi quem teve que ir para mais longe e disputar as partidas do Campeonato Catarinense em Jaraguá do Sul.

Continua depois da publicidade

No Vale do Itajaí e Litoral, Blumenau ainda é a cidade mais adiantada. Em Balneário Camboriú, que tem duas instalações credenciadas para a Olimpíada, já houve sondagens, mas nenhuma delegação firmou parceria ainda, de acordo com o superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Marcos Augusto Kurtz. Em Brusque a situação é pior ainda: segundo o diretor Delmar Tôndolo, nenhum país sequer procurou a cidade até agora, que tem a Arena Brusque credenciada para as modalidades de basquete, handebol e vôlei.

– Não houve nenhum contato e acredito que nem haverá mais, visto o prazo para os Jogos – disse o dirigente.

Em Florianópolis, as sete instalações (Estádio Orlando Scarpelli, Ressacada, Costão do Santinho Resort, Clube Náutico Francisco Martinelli, Centro de Desportos da UFSC, Sociedade Hípica e Centro de Esportes da Udesc) foram procuradas, mas ainda não há nenhum acordo.

Continua depois da publicidade

Em Palhoça, o Complexo Aquático da Unisul já fechou com as equipes de natação da Alemanha e da Holanda e será o palco de treinamentos no período de aclimatação para os Jogos Olímpicos.