Quatro cidades da Serra Catarinense foram atingidas por um forte vendaval acompanhado de chuva de granizo na manhã desta quinta-feira. Bom Jardim da Serra, Cerro Negro, Ponte Alta e São Cristóvão do Sul somam juntas 18 mil habitantes e contabilizam os prejuízos.

Continua depois da publicidade

:: Total de 25 cidades catarinenses registram queda de granizo nesta quinta-feira ::

A mais afetada, Cerro Negro, já decretou situação de emergência. O temporal que está sobre o Estado também traz muito vento para diversas regiões, com muita chuva.

Em Florianópolis, a estação meteorológica da RBS registrou ventos de 40km/h por volta das 11h. Em Lages, na Serra, os ventos ultrapassaram a marca de 53 km/h.

Continua depois da publicidade

Estragos

Luiz Falcão Maganin, coordenador regional da Defesa Civil nas regiões de Lages e São Joaquim, diz que em Cerro Negro aproximadamente 300 das 1,3 mil famílias residentes no município tiveram as janelas ou coberturas das suas residências danificadas.

Quatro veículos do Corpo de Bombeiros e da prefeitura iniciaram imediatamente a distribuição de 1 mil metros de lona para cobrir as casas, e na manhã desta sexta-feira deve chegar à cidade um carregamento de telhas enviado pela Defesa Civil estadual.

Ninguém ficou ferido, desabrigado ou desalojado e, havendo a necessidade de abrigar alguém, os prédios da prefeitura e da secretaria municipal da Saúde, que não foram atingidos, estão à disposição. Os prejuízos financeiros ainda são levantados, e a prefeitura já decretou situação de emergência.

Continua depois da publicidade

Situação de Emergência

Em São Cristóvão do Sul, segundo Roberto Adriano Röper, coordenador regional da Defesa Civil nas regiões de Curitibanos e Campos Novos, aproximadamente 20 residências foram atingidas na localidade de Caraguatá, que fica às margens da BR-470.

Algumas árvores caíram sobre a pista, mas já foram retiradas pelo Corpo de Bombeiros. A preocupação é com o granizo que acumulou em três pontos da rodovia, deixando o asfalto bastante liso. A área urbana da cidade de 5,2 mil habitantes não foi atingida. Mesmo assim, a prefeitura deve decretar situação de emergência.