Com 10.620 pessoas em tratamento por coronavírus, Santa Catarina registrou nessa terça-feira (28) o número mais alto de casos ativos — ou seja, pacientes que ainda podem transmitir a doença — da pandemia. São 15 casos ativos para cada 10 mil habitantes no Estado. E as cidades que concentram os números mais altos estão espalhadas por, pelo menos, cinco regiões.

Continua depois da publicidade

> SC tem 12 regiões em estado gravíssimo para o coronavírus

> Número de mortes por coronavírus em SC pode triplicar em 1 mês, diz secretário de Saúde

O levantamento da NSC é baseado em dados oficiais divulgados diariamente pelo governo do Estado, via Secretaria de Estado de Saúde. Os números são os mesmos encaminhados diariamente ao Ministério da Saúde.

Em números absolutos, é a microrregião de Joinville a que apresenta o maior número de casos ativos: 1.807. Nessa região, a maior parcela das pessoas contaminadas e em monitoramento moram em um único município: Joinville, que tem 1.223 pacientes ativos e também é a cidade catarinense que mais registrou mortes por covid-19. 

Continua depois da publicidade

Em seguida no ranking, estão as microrregiões de Florianópolis (1.434), Itajaí (1382), Blumenau (1308) e Criciúma (827). 

> Decreto muda em Joinville e reforça fiscalização de restrições

Por outro lado, se considerar as macrorregiões, é o Vale do Itajaí que lidera a lista, com 2.947 pacientes em tratamento contra a covid-19, seguida do Norte, com 2.014 infectados em acompanhamento e do Sul, que figura em terceiro, com 1.931. Juntas, as regiões do Vale e do Norte concentram 46,71% dos casos. 

> Câmara aprova multa de R$ 500 a quem desrespeitar lei do silêncio em Blumenau

O Oeste, que já chegou a concentrar um em cada quatro pacientes nessa condição há um mês, hoje tem menos de 13%. 

> Veja a evolução da pandemia em SC em um mapa interativo

Cidades com mais casos ativos

As cidades que lideram a lista de casos ativos são Joinville (1.223), Blumenau (565), Florianópolis (469), São José (438) e Criciúma (414). Santa Catarina tem 15 casos ativos para cada 10 mil habitantes. O Sul apresenta maior concentração (18,7 para cada 10 mil pessoas), enquanto o Oeste tem 11,6.

Continua depois da publicidade

Leia também

CPI dos respiradores: relatório final será entregue no dia 20 de agosto

Contrariado com parecer de Eskudlark, governo Moisés retira reforma da previdência da Alesc