O Governo de Santa Catarina informou que finalizou neste sábado (13) a entrega de itens de assistência humanitária a cidades do Oeste catarinense atingidas por um tornado na última quarta (10). As cidades de Descanso e Belmonte, no Extremo Oeste, foram as mais afetadas.

Continua depois da publicidade

Os ventos destruíram residências e galpões, derrubaram árvores e postes de energia elétrica, e deixaram diversas famílias desalojadas. Mais de 500 famílias foram diretamente atingidas nas duas cidades.

Na sexta (12), o governador Carlos Moisés vistoriou os estragos causados pelo fenômeno e se reuniu com prefeitos da região.

Os itens de ajuda humanitária foram entregues pela Defesa Civil. Conforme o governo, para a cidade de Belmonte, foram destinados 25 colchões de casal, 20 de solteiro, 900 cumeeiras, 1.801 telhas de fibrocimento, além de parafusos e pregos para telhas.

Já em Descanso, foram entregues 25 colchões de casal, 32 de solteiro, 1.765 cumeeiras, 1.530 telhas de fibrocimento, parafusos e pregos para telhas e 57 kits de acomodação para casal e solteiro.

Continua depois da publicidade

A cidade de Ipuaçú também recebeu itens de ajuda humanitária. Foram 18 colchões de casal, sete de solteiro e 727 telhas. Até o momento, de acordo com o governo estadual, foram destinados R$ 350.523, 43 para apoiar os atingidos.

Entrega de telhas no Oeste
Defesa Civil fez entrega de telhas e colchões para famílias afetadas (Foto: Defesa Civil, Divulgação)