A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) anunciou que irá doar R$ 5 milhões do orçamento para a Defesa Civil de Santa Catarina auxiliar os municípios afetados pelas chuvas na última semana. Araranguá, Praia Grande, São João do Sul e Ipira declararam situação de emergência por conta dos estragos causados pelo fenômeno. Uma morte foi registrada.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Em Santa Catarina, as ocorrências relacionadas às chuvas foram registradas na quinta (2) e sexta-feira (3), principalmente nos municípios que fazem fronteira com o Rio Grande do Sul. De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, 33 municípios foram atingidos, em especial o Extremo Sul e Meio-Oeste.
O presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), anunciou a doação do recurso através de uma publicação nas redes sociais.
— O parlamento quer agradecer a todos os catarinenses pela solidariedade, pela ajuda que dedicam aqui em Santa Catarina e com os nossos amigos do Rio Grande do Sul. Para ajudar os municípios de Santa Catarina, a Assembleia Legislativa fará a doação de R$ 5 milhões — anunciou o presidente.
Continua depois da publicidade
Na ocasião, foram registrados altos volumes de chuva, que provocaram inundações e deixaram famílias desabrigadas e desalojadas. A morte foi registrada em Ipira, no Meio-Oeste. A vítima foi um homem de 61 anos que desapareceu após ter o carro arrastado por uma enxurrada.
No vídeo, o presidente da Alesc também lembrou a situação enfrentada pelo Rio Grande do Sul e destacou que é possível fazer doações para o Pix do governo do estado gaúcho.
— Toda ajuda, por mais humilde que seja, é importante nesse momento de dor e dificuldade. Que tudo possa ser reconstruído e que Deus nos abençoe com dias melhores — disse De Nadal.
Chuvas provocaram estragos em cidades de SC
Continua depois da publicidade
Leia também
SC envia cães de busca para dar apoio às equipes de resgate no Rio Grande do Sul
CBF adia por 20 dias jogos dos times gaúchos; veja partidas afetadas
Imagens revelam como ficou Porto Alegre após enchente histórica de 1941