Um dos prédios da Cidadela Cultural Antarctica pegou fogo na tarde desta sexta-feira (19). Os Bombeiros Voluntários de Joinville foram acionados por volta das 15h30.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
O incêndio ocorreu no pavilhão dos fundos do complexo, construído no início do século passado para ser uma cervejaria. O pavilhão que pegou fogo faz parte da ampliação pela qual a cervejaria passou nos anos 1940. O imóvel foi comprado pela Prefeitura de Joinville em 2000 com a promessa de ser transformado em um espaço cultural.
A princípio, não há risco de chegar ao prédio principal da Antarctica, onde está o anexo reformado pela Associação Joinvilense de Teatro (Ajote) e usado como sala de teatro. O local é de difícil acesso para os bombeiros. Uma cerca construída para evitar a passagem de pessoas não autorizadas no imóvel impediu que os caminhões chegassem mais perto do prédio.
Muito lixo e arquivos da prefeitura
Segundo o subcomandante dos bombeiros de Joinville, Luciano Favarin, dentro do prédio havia muito lixo e papel. A prefeitura informou também que havia antigos arquivos da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) e de outras secretarias no local.
Continua depois da publicidade
— A maior dificuldade também foi encontrar todas as portas trancadas. Então, primeiro, precisamos arrombar as portas para entrar no prédio — afirmou o subcomandante.
Segundo a Prefeitura de Joinville, profissionais da Defesa Civil e da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville acompanham o trabalho dos bombeiros. Depois que o local estiver seguro, os técnicos da Prefeitura de Joinville farão uma vistoria para avaliar os estragos e apurar a possível causa do incêndio e suas consequências.
O pavilhão incendiado chegou a sediar exposições de arte depois que o prédio foi adquirido pela Prefeitura de Joinville, mas há anos estava desativado. Em 2020, a Cidadela recebeu cercas mais fortes para impedir a entrada de pessoas não autorizadas no prédio.
O prédio principal da Cidadela Antarctica abrigou a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública até o fim de 2019, quando foi transferida para um imóvel alugado no bairro Anita Garibaldi. A Applaj (Associação dos Artistas Plásticos de Joinville) e a Ajote ainda ocupam espaços cedidos na Cidadela.
Continua depois da publicidade
Na época da compra, a prefeitura pagou R$ 2,1 milhões pelo imóvel — em valores atualizados pelo IPCS, são R$ 6,8 milhões. Atualmente, o lugar precisa de um projeto de restauro e outro de reforma, já que trata-se de um bem tombado como patrimônio histórico.
