Tudo bem que Vitor Meireles tem pouco mais de 5 mil habitantes e ainda é considerada uma cidade pequena. Mas isso reforça ainda mais o engajamento da população com o meio ambiente. A preocupação com os danos à natureza vem bem antes do desenvolvimento. Tanto que quase toda a cidade tem esgoto tratado e há coleta seletiva na área urbana e rural.
Continua depois da publicidade
A própria natureza também se encarregou de garantir o seu legado no município. O lugar tem a maior reserva de araucárias do Brasil. São mais de 5 mil pés espalhados por uma área cuidada por 42 famílias. São árvores centenárias que sobrevivem ao tempo e à história. Todo esse cuidado é para garantir belas paisagens, uma vida tranquila e qualidade para o dia a dia dos moradores. Vitor Meireles foi colonizada por europeus vindos da Itália, da Alemanha, da Polônia e de Portugal. Com isso, no começou foi desenvolvido a agricultura. Mas com o passar do tempo, as pessoas foram deixando o campo e buscando a área urbana. Pequenas indústrias têxteis foram se multiplicando pela área central.
Já no que se refere ao turismo, há opções de diversão em meio à natureza. No inverno não há quem resista a uns dias no campo, curtindo o frio. A cidade se movimenta mais.
Lourival Lunelli
prefeito
Continua depois da publicidade
– Aqui nós temos araucárias com mais de 200 anos.
SAIBA MAIS
População: 5.160 habitantes.
Localização: Vale do Itajaí, a 77,2 km de Rio do Sul.
Área: 371,56 quilômetros quadrados
Emancipação: 26/4/1989
Características: município foi colonizado por alemães e italianos
Atrativos: turismo rural e turismo ecológico
Particularidades: tem a maior reserva de araucária do país, com 4.604 hectares
Curiosidades: tem a única área indígena Laklãnõ (Xokleng) no Brasil
Pontos turísticos: caverna Santa Cruz dos Pinhais