Em 1985, há 28 anos, fui convidado a trabalhar em Luis Alves pela Epagri, onde trabalho até hoje com bananicultura. Sou natural do Sul do Estado e somente conheci a cidade no meu primeiro dia de trabalho. Tenho muito orgulho de poder contribuir com a história do desenvolvimento agropecuário do município. Nos anos 1960, 1970 e 1980 Luís Alves ficou conhecida nacionalmente pela produção artesanal de cachaça de alambiques. Mas com a produção paulista de grandes destilarias, a fabricação artesanal enfrentou forte crise que deixou muitos agricultores em dificuldades.
Continua depois da publicidade
Foi quando, nos anos 1980, com o cultivo de banana, os produtores se organizaram e criaram a Associação dos Bananicultores de Luís Alves (Abla). Hoje, a cidade é referência nacional na produção de bananas de qualidade. A agricultura está baseada na produção de bananas, hortaliças, palmeira real para produção de palmito, madeira e da famosa cachaça.
Luis Alves conserva características de cidade pequena: a maioria das pessoas se conhecem, não há poluição sonora nem filas no trânsito. O grande diferencial é usufruir da tranquilidade das cidades pequenas e morar próximo de grandes centros e desse litoral maravilhoso.
Viland Bork
prefeito
Continua depois da publicidade
– Morar em Luis Alves é tudo de bom. Uma cidade pequena com qualidade de vida.
SAIBA MAIS
População: 10.811 habitantes
Localização: Vale do Itajaí, a 136 quilômetros de Rio do Sul
Área: 388 quilômetros quadrados
Atrativos: destaca-se pela indústria da cachaça. É a segunda maior produtora de banana do Estado
Particularidades: é conhecido como a Capital Nacional da Cachaça devido ao grande volume de produção da bebida
Pontos turísticos: as cachoeiras nos rios Luís Alves, Ribeirão Máximo e Braço Serafim