A Prefeitura de Urubici, na Serra catarinense, iniciou a campanha “Descarte Correto, Saúde Protegida”, voltada para o descarte de medicamentos vencidos ou que não estejam sendo utilizados. O objetivo é evitar a contaminação do solo, água e também o risco de intoxicação de pessoas e animais.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A Secretaria de Saúde, que está a frente da ação, afirma que o fácil acesso a remédios parados na prateleira de casa, é um incentivo para a automedicação, em especial entre os idosos. Este também é um risco que se estende às crianças e adolescentes, incluindo não apenas sua utilização indiscriminada ou acidental, mas principalmente em potenciais tentativas de suicídio, algo frequente e comum em um momento onde a epidemia mundial de depressão já é uma realidade.
Trio é condenado após tiroteio em bar e morte de homem no meio da rua em São Joaquim
Pensando nesses problemas que a sociedade enfrenta, a Secretaria amplificou a campanha, possibilitando à população o descarte em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde do município e na Farmácia Básica Municipal, localizada na Rua Celeste Francisco Ghizoni, nº 400, além da entrega em mãos ao Agente Comunitário de Saúde durante a visita domiciliar.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Semana deve começar com frio de até 2ºC em SC
Bom Jardim da Serra vista de cima: conheça o tesouro turístico da Serra de SC