Há pouco tempo o Brasil reverencia um lugarejo até então quase desconhecido. Urupema, na Serra Catarinense, a 200 quilômetros de Florianópolis, tem atraído visitantes e conquistado espaços generosos no turismo nacional por um motivo: nos últimos três anos tem sido a mais fria entre 5,5 mil cidades brasileiras. Com a nova frente fria que já deu as caras neste domingo, não será surpresa o registro de temperaturas negativas outra vez.

Continua depois da publicidade

Desde que se emancipou da vizinha São Joaquim, em 1989, Urupema reivindica o “título” de cidade mais fria do Brasil. Mas com a ausência de informações que comprovem tal condição, o reconhecimento ficava restrito à afirmação dos moradores, cerca de 2,5 mil.

Mas há três anos a cidade ganhou um aliado para tentar provar o que os moradores afirmam. Uma estação do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), que faz a previsão oficial do tempo em Santa Catarina, foi instalada em Urupema. Está a 1.425 metros acima do nível do mar.

Desde que foi instalado, o equipamento passou a marcar com frequência as menores temperaturas do país. Foram poucas as vezes que os moradores de qualquer outro lugar do Brasil sentiram mais frio que os de Urupema.

Continua depois da publicidade

Um exemplo ocorreu em abril. No dia 15, durante a primeira onda de frio intenso que chegou ao Estado em 2013, a cidade registrou -2,3ºC, enquanto Bom Jardim da Serra, com a segunda menor do dia, ficou com -1ºC. Baseada nos registros recentes, a prefeitura de Urupema criou, no ano passado, o site www.cidademaisfriadobrasil.com.br.

– Devido à localização, numa baixada, o ar frio se concentra mais. Seria necessário analisar o clima durante uns 30 anos para termos um registro oficial de que Urupema é a cidade mais fria do Brasil. Mas a princípio, tem tudo para ser – diz Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia.

Pontos turísticos de Urupema

* Praça Manoel Pinto de Arruda: uma das maiores e mais belas da Serra Catarinense, conta com um jardim suspenso sob o qual é possível sentar e caminhar, gramado, cascata, lago artificial que congela em dias extremamente frios, playground, quadra de areia para a prática de vôlei e a Igreja Matriz Sant?Ana, em homenagem à padroeira da cidade e que dava nome ao então distrito até a emancipação de São Joaquim, em 1º de junho de 1989.

Continua depois da publicidade

* Observatório de trutas no Rio Caronas: localizado no Centro da cidade, ao lado da praça, é um dos poucos habitats naturais de truta no mundo fora da América do Norte, uma vez que esta espécie de peixe precisa de água gelada, limpa e corrente para viver e reproduzir.

* Morro das Antenas: localizado a sete quilômetros do Centro de Urupema, seu topo está a 1.750 metros acima do nível do mar e é um dos pontos mais altos do Sul do Brasil. É lá que acontece um fenômeno único no país: o sincelo, muito semelhante à neve, mas que na verdade é o congelamento de um forte nevoeiro ao atingir a superfície.

* Cachoeira que congela: localizada aos pés do Morro das Antenas, a cascata congela naturalmente quando acontece uma sequência de três ou quatro dias de temperaturas extremamente baixas.

Continua depois da publicidade