A cidade do Google, aprovada para ser construída na Califórnia, vai contar com escritórios para 20 mil empregados, 46 mil metros quadrados para lojas e restaurantes, além de 4 mil novas casas.
Continua depois da publicidade
Este é o tamanho do novo projeto da empresa, a construção de um mega campus na cidade de São José, não na Grande Florianópolis, mas sim no Estado americano da Costa Oeste.
> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
No dia 25 de maio, o conselho municipal da cidade aprovou a construção do “Downtown West”, projeto que por conta da magnitude, vem sendo comparado a uma espécie de cidade da gigante de buscas. A estrutura deve contar com espaços de moradia fixa, além de hotéis e casas para visitantes temporários, de acordo com documentos apresentados pela empresa ao governo local.
Das 4 mil casas construídas, mil seriam para habitação popular, fator importante para a cidade que foi considerada a mais cara para se comprar uma casa nos Estados Unidos. De acordo com o site especializado Realtor.com, a média de preço dos imóveis em São José é de 1,1 milhão de dólares (cerca de 5,5 milhões de reais, na cotação do início de junho de 2021).
Continua depois da publicidade

> Como ver curtidas do Instagram e Facebook
Voltando ao projeto, a ideia do Google é iniciar a construção do Downtown West, que pode levar de 10 a 30 anos, já no início de 2022. Além dos investimentos na área, a empresa providenciará 200 milhões de dólares em benefícios para a comunidade, como assistência para moradores de rua e ajuda para pequenos negócios. Mais 890 milhões de dólares ainda serão investidos em infraestrutura nos arredores do novo mega campus, segundo o portal Business Insider.
Apesar dos investimentos milionários, o projeto também foi alvo de críticas. Ativistas e moradores da cidade temiam que a construção afetasse os preços imobiliários na região. Um time de hockey local até ameaçou processar a prefeitura e o próprio Google por conta da perda de espaços de estacionamento próximos da sua arena, mas chegou a um acordo no fim de maio.
> Multinacional italiana investe em Florianópolis
Investimento contrasta com tendência de home office

O investimento, que foi proposto pela primeira vez em 2017, é aprovado em um momento de mudanças nas estruturas de trabalho nos escritórios ao redor do mundo, incluindo os do próprio Google.
Continua depois da publicidade
Em comunicado no início de maio, o CEO da empresa, Sundar Pichai, anunciou novidades nas estruturas de trabalho da empresa. 60% dos funcionários passarão a trabalhar nos escritórios somente três dias por semana, enquanto 20% vão permanecer de forma remota permanentemente. O restante deve se mudar para novos escritórios da companhia.
> A tecnologia por trás dos elevadores de arranha-céus em Balneário Camboriú
Projeto não é o único da empresa
O Google ainda planeja investimentos em Mountain View, onde está localizada a sede da companhia. A ideia da empresa é expandir o espaço já existente na cidade e criar um campus de cerca de 50 hectares, no estilo do aprovado em São José.
O investimento incluiria reforma e ampliação dos escritórios, além de espaços residenciais e comerciais. No caso de Mountain View, as tratativas com as autoridades municipais ainda estão no início, de acordo com o jornal local Los Altos Town Crier. Mas se depender do prefeito da cidade, Ellen Kamei, que se posicionou favorável ao projeto no final de maio, tudo caminha para mais um super campus – ou “cidade” – do Google na Califórnia.
Veja fotos da cidade do Google



Continua depois da publicidade
Leia também:
Gripe aviária em humanos? Entenda tudo sobre a contaminação
Erosão no Morro das Pedras: fotos impressionantes mostram destruição em praia de Florianópolis