O município de Passos Maia, no Oeste de Santa Catarina, retomou o uso obrigatório de máscaras ao menos em repartições públicas e escolas. A medida foi determinada na terça-feira (31) a partir de decreto municipal, que tem 60 dias de validade a princípio.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O documento assinado pelo prefeito Osmar Tozzo (MDB) lista o aumento do número de novos casos de Covid-19 na cidade mesmo entre pessoas com ciclo vacinal completo e de servidores afastados do trabalho por conta da doença.
No dia do decreto, a cidade com cerca de 4 mil habitantes contava 29 casos ativos de Covid-19 já confirmados e monitorava outros 44 casos suspeitos. Não havia internações.
Para quem circula por comércios e eventos, no entanto, não foi retomada a obrigação do uso de máscara. Há apenas recomendação para isso, conforme escreve o decreto. A nível estadual, também só há hoje orientação sobre o uso do aparato para se prevenir contra doenças respiratórias.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina tinha três regiões com 100% dos leitos de UTI ocupados nesta quarta, também segundo dados estaduais. A taxa de ocupação geral era de 96,57%.
Leia mais
Governo de SC estuda decretar emergência em saúde devido a doenças respiratórias
Florianópolis cogita volta da obrigatoriedade do uso de máscaras nas escolas
VÍDEO: Com hospital lotado, pacientes são atendidos nos corredores em Joinville