A participação do Brasil na Copa do Mundo de futebol feminino gera uma alternativa de crescimento da modalidade no Sul de Santa Catarina. Sombrio vai realizar um campeonato de futebol feminino a partir deste ano. São pelo menos sete times assegurados na competição que vai iniciar em agosto. A Prefeitura de Sombrio encabeça o projeto por conta do bom desenvolvimento do futsal feminino na cidade.

Continua depois da publicidade

A primeira reunião contou com a presença de dirigentes de equipes de futsal feminino e o encaminhamento para um campeonato futebol feminino. A ideia central é que os times do salão recebem mais jogadoras para o torneio no campo – com a única regra de haver no mínimo quatro jogadoras residentes de Sombrio em campo. Para incentivar a competição, os uniformes serão doados aos times, em parceria entre um fabricante de material esportivo da região e a prefeitura.

– Pensamos em liberar um bom número de atletas de outras cidades para participarem, cobrar um valor bem baixo de inscrição, apenas para cobrir alguns custos e ainda auxiliar na confecção dos uniformes destes times. Vimos a intensa movimentação, a qualidade dos jogos e decidimos que precisamos mais, precisamos ampliar essa participação também no campo – argumentou o prefeito Zênio Cardoso.

Ainda haverá outra reunião com o departamento de esportes do município para definir fórmula de disputa e datas. A princípio, as partidas devem ocorrer antes de jogos do campeonato masculino de futebol amador de Sombrio e com dois tempos de 30 minutos cada.

As equipes também estão animadas com a competição feminina, que pode contar com mais times.

Continua depois da publicidade

– Nunca houve tamanho incentivo. Estarei junto, será uma competição linda, com a participação da mulherada de Sombrio e região. É um exemplo que tem que ser dado ao país inteiro de incentivo – disse Bela Farias, presidente do time Juventude Esporte Clube, que estará presente na competição.

– Onde tem esporte, nossas meninas estão. Seja no futsal, no vôlei, agora no futebol. Contem comigo, Estamos muito felizes com a iniciativa – acrescenta Galega Beneck, a presidente e jogadora da equipe Na Garra Esporte Clube.