Nos últimos dias, duas pessoas precisaram de atendimento médico na cidade de Guaramirim, Norte de Santa Catarina, após incidentes com lagartas. A Prefeitura do Município emitiu um alerta nesta quinta-feira (31) e orientou cuidados em relação ao animal.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Uma criança e um homem adulto sofreram complicações após encostarem nas cerdas do inseto. Segundo a Secretaria de Saúde do município, os dois pacientes receberam atendimento e já estão estabilizados.

Normalmente os incidentes ocorrem quando as pessoas estão jardinando, passeando em áreas com arbustos ou ainda quando as crianças brincam próximas a folhagens. Em muitos casos, as cerdas das lagartas são venenosas e podem causar uma espécie de “queimadura” naquela região do corpo da pessoa. A dor pode ser forte.

Cobras aparecem em máquina de lavar e em sapateira no Norte de SC

Continua depois da publicidade

Comum nesta época do ano

A lagarta passa por quatro fases do desenvolvimento – ovo, larva (lagarta), pupa e forma adulta (borboleta ou mariposa) – e se reproduzem de uma a duas vezes ao ano, dependendo da espécie. O período da primavera é uma dessas épocas, por isso tem sido comum encontrar o inseto.

Fundação do Meio Ambiente emite alerta após casos de sapos com boca colada em SC

Os insetos podem viver em grupo ou aparecerem de forma solitária, mas o ideal é ter cuidado com qualquer tipo de lagarta. A espécie Lonomia, que tem coloração marrom esverdeada e detalhes em branco, por exemplo, pode provocar envenenamentos graves e complicações como sangramento na gengiva, aparecimento de sangue na urina e, em casos gravíssimos e sem atendimento médico adequado ou mesmo tardio, pode levar a morte.

Primeiros socorros em caso de acidente

Deve-se lavar o local da picada com água fria ou gelada e sabão. Não fazer torniquete ou garrote, não furar, não cortar, não queimar, não espremer, não fazer sucção no local da ferida e nem aplicar folhas, pó de café ou terra para não provocar infecção; não ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica, querosene ou fumo.

A vítima deve imediatamente ser encaminhada ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento em tempo.

Continua depois da publicidade

Como prevenir acidentes por lagartas

Ao coletar frutas no pomar, trabalhar com jardinagem ou em qualquer outra atividade em ambientes externos, observar bem o local, troncos, folhas, gravetos antes de manuseá-los, fazendo sempre o uso de luvas para evitar o acidente.

Árvores e arbustos com lagartas devem ser isolados e identificados com aviso de risco de acidentes. A pintura com cal no tronco de árvores, ajuda a visualizar as lagartas que mimetizam a casca da planta, diminuindo dessa forma a possibilidade de acidente.

Leia também

Fundação do Meio Ambiente emite alerta após casos de sapos com boca colada em SC

Mulher de 22 anos é detida após capotar carro embriagada em SC

Hospital do Norte de SC poderá realizar cirurgias cardíacas via SUS