Os moradores de Bom Jardim da Serra, no Planalto, acordaram batendo dentes na manhã desta quinta-feira (18). Com -3,4 °C — a menor temperatura registrada em 2023 no Brasil —, os bomjesuenses precisaram sair de casa agasalhados com muitas camadas de roupas para não passarem frio.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Ao longo das horas, tiraram as toucas, depois os cachecóis e, por fim, os casacos mais pesados. Por volta das 14h, o tremor do frio foi substituído pelo suor. Segundo a estação meteorológica instalada a uma altitude de 1220m, o termômetro bateu 26,8 °C, o que significa uma amplitude térmica de 30,2 °C. Em São Joaquim, município localizado a 42,7km de Bom Jardim da Serra, a máxima foi de 28,94 ºC, a maior de Santa Catarina desta quinta-feira.
O fenômeno tem sido recorrente. O município serrano registra temperaturas matutinas negativas desde o dia 14. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), desde o último final de semana, uma massa de ar frio e seco atua no Sul do país. Por isso, nas áreas mais altas do Planalto Sul, as temperaturas e umidades baixas se manifestam.
Além disso, em Urupema — com 9% de umidade nesta quinta —, também no Planalto, a umidade se assemelhou a de regiões desérticas, como o Atacama e Saara. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o fenômeno resulta em estado de emergência. Porém, a chuva já está no horizonte dessas cidades: a Epagri prevê que seja no domingo (21).
Continua depois da publicidade
Os próximos dias ainda serão estáveis, com frio no período da noite, madrugada e amanhecer e calor durante o dia. O tempo deve permanecer seco.
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também
SC terá quinta-feira ensolarada e temperaturas podem chegar a 29ºC
Produção agropecuária de SC cresce 13% e soma R$ 60 bilhões; veja produtos de destaque