O município de São Bento do Sul, no Norte de Santa Catarina, vai oferecer castração de cães e gatos com uma unidade móvel nos próximos seis meses. A cidade já realizava atendimentos com uma veterinária da prefeitura e por meio de uma parceria com uma universidade local, mas, ainda assim, mantém uma fila espera com cadastros de 150 tutores de animais, o que tenta zerar agora com a nova iniciativa.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O serviço itinerante foi contratado pela prefeitura local ao custo de R$ 182 mil e deve entregar 700 procedimentos cirúrgicos em um semestre. Ele irá circular pelos bairros da cidade e deverá dar prioridade aos animais de famílias de baixa renda.

A clínica contratada vai atuar do processo de triagem ao pós-operatório de cada animal, segundo divulgou a prefeitura. Para isso, terá uma equipe de seis profissionais.

Tutores interessados em submeterem os seus bichinhos ao procedimento precisam preencher uma ficha de cadastro e atender a alguns requisitos. São eles: comprovação de renda familiar de até três salários mínimos; participação de palestra de orientação sobre os cuidados de pré e pós-cirurgia; assinatura da autorização para a realização do procedimento cirúrgico; e garantia de que é morador do município de São Bento do Sul.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Cachorro com canudo de formatura rouba a cena em SC e vídeo viraliza; veja

Descubra com que frequência levar o pet ao veterinário

Cães idosos: veja como cuidar melhor do seu pet nessa fase