O quinto bairro mais bolsonarista do Brasil fica em Santa Catarina, no município de Braço do Norte, no Sul do Estado. Trata-se da comunidade da Estrada Geral do Rio Santo Antônio, onde o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 95,1% de 243 votos válidos no primeiro turno das eleições de 2022. O ex-presidente Lula (PT) somou 4,9% no local.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foram tabulados pelo jornalista Gabriel Zanlorenssi, do Nexo Jornal, que listou os índices de votação de todos os bairros do país.
O segundo mais bolsonarista em Santa Catarina, que aparece ainda em 15º no Brasil, também fica em Braço do Norte. É a localidade do Azeiteiro, que deu 91,8% de 146 votos válidos para Bolsonaro. O terceiro é o bairro da Margem Direita, em Taió, no Vale do Itajaí, onde 90,6% de 192 eleitores apoiaram a reeleição do atual presidente.
Já o bairro mais lulista no Estado é o Assentamento Hermínio Gonçalves dos Santos, no município de Caçador, no Meio-Oeste, que deu 88,7% de 239 votos válidos para Lula, 10,9% para Bolsonaro e outros 0,4% para Ciro Gomes (PDT).
Continua depois da publicidade
Um outro assentamento, o 30 de Outubro, de Campos Novos, também no Meio-Oeste, aparece como o segundo bairro catarinense com maior percentual pró-Lula empatado com uma área indígena de Ipuaçu, no Oeste, e a localidade Rincão dos Muniz, em São José do Cerrito, na região serrana, todos eles com 88,6% dos votos válidos ao petista.
Entre as 10 cidades com maior número de eleitores em Santa Catarina, o bairro Arraial dos Cunhas, em Itajaí, foi o mais bolsonarista, com 86,7% dos votos válidos ao presidente, enquanto a Linha Sede Trentin, em Chapecó, foi a localidade mais lulista, tendo dado 84,2% dos votos para o candidato petista.
Já na capital catarinense, os bairros mais favoráveis a Bolsonaro são Ratones (58,6%), Jurerê Internacional (58,5%) e Jurerê (57,1%). Ainda em Florianópolis, Lula teve seus melhores percentuais no Morro da Caixa (79%), na Carvoeira (62,7%) e na Prainha (59,5%).
Leia mais
Cidade mais lulista de SC explica voto por alta de preços e programas sociais
Continua depois da publicidade
Moradores de maior reduto bolsonarista em SC citam de religião a bons costumes