Uma cidade do Oeste de Santa Catarina decretou situação de emergência nesta terça-feira (11) por conta da forte chuva no Estado. Coronel Martins, na região de Xanxerê, estima que 2 mil pessoas foram afetadas diretamente pelo temporal. O número corresponde a cerca de 78% da população do município, de acordo com o IBGE.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Segundo último relatório da Defesa Civil, o temporal na cidade resultou no acumulado de 124 milímetros de chuva em 48 horas. O rio Feliciano, que passa pelo município, transbordou em várias áreas da sua extensão. Comunidades ficaram isoladas e muitas pessoas tiveram residências alagadas. Até a tarde desta terça-feira (11), os danos materiais privados e públicos ainda estavam sendo contabilizados. 

Pelo levantamento da Defesa Civil, Tangará também deve decretar situação de emergência. O município está sem acesso devido aos alagamentos, e escolas municipais e estaduais suspenderam as aulas. As equipes contabilizaram 30 barreiras que impedem o trânsito na região, incluindo nove em rodovias estaduais. Três casas foram interditadas e quatro pessoas estão desalojadas. 

SC tem 14 trechos de rodovias estaduais bloqueados após forte chuva

Continua depois da publicidade

Outras seis cidades também estudam a possibilidade de decretar situação de emergência. São elas: Bom Jesus, Ouro Verde, Passos Maia, Abelardo Luz, São Domingos e São Lourenço do Oeste. A partir do decreto, os municípios podem ter acesso a recursos estaduais e federais para auxiliar na reconstrução e receber itens de assistência humanitária. 

Até o momento, Santa Catarina registrou 88 pessoas fora de casa por conta de alagamentos e ocorrências relacionadas ao temporal. O grande volume de chuva deixou 18 desabrigados, que estão recebendo amparo em abrigos municipais, e 70 desalojados, que estão em casa de parentes. 

O Estado também teve comunidades ilhadas, pontes danificadas e estradas bloqueadas nos últimos dias. A maior parte dos estragos e ocorrências foi registrada na região Oeste.

VÍDEO: caminhão fica preso em rio após ponte cair em SC e resgate é feito de tirolesa

Veja fotos da situação da chuva pelo Estado:

Queda de barreira interdita uma faixa da BR-282 em Xaxim

Continua depois da publicidade

Previsão é de mais chuva

A Defesa Civil atualizou o mapa com as áreas de risco por conta da chuva persistente, intensa e volumosa em Santa Catarina. Locais já afetados nos últimos três dias, com registros de alagamentos, deslizamentos e enxurradas, continuam com risco muito alto para novas ocorrências.  

Mapa mostra alerta para ocorrências relacionadas à chuva em SC
Mapa mostra alerta para ocorrências relacionadas à chuva em SC (Foto: Defesa Civil / Divulgação)

A previsão para o Estado é de chuva, com volumes em torno de 50-100 mm, até o fim desta terça-feira (11). Pontualmente, o acumulado de precipitação pode até passar desses valores. O tempo fechado é resultado da formação de uma área de baixa pressão próxima ao Rio Grande do Sul, que intensifica o fluxo de umidade da região amazônica sobre Santa Catarina.

Na quarta-feira (12), o aprofundamento da área de baixa pressão próxima ao litoral do estado vizinho dá origem a um ciclone extratropical, com uma frente fria associada. Estes sistemas seguem provocando chuvas do Meio-Oeste ao Litoral de SC, por vezes na forma de temporais isolados. Já no Vale do Itajaí, os acumulados de chuva devem ser mais significativos, com risco moderado para ocorrências como alagamentos e deslizamentos. Nas demais áreas do estado, o tempo fica nublado, com chance de chuva isolada.

Estragos causados pela chuva atingem todas as regiões de SC

Assista ao vídeo e entenda o que são ciclones

Leia mais

Terça-feira terá tempo instável e chuva a qualquer hora do dia em SC

Continua depois da publicidade

Comportas das barragens são fechadas no Alto Vale do Itajaí por causa do volume de chuva