Mais de 4 mil moradores de Três Barras, no Planalto Norte de Santa Catarina, estão desalojados após as fortes chuvas atingirem o município. Com 19,7 mil moradores, a cidade está com 22% da população sem abrigo nesta terça-feira (17). 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Os moradores buscam ajuda com amigos, familiares ou nos abrigos oferecidos pela prefeitura. Na escola General Osório, por exemplo, são 200 pessoas transformando as salas de aula em casas e dormitórios. 

Uma delas é Ivanir, moradora do bairro São Cristóvão, que enfrenta a enchente pela terceira vez. A casa dela foi tomada pela água, perdendo bens como guarda-roupa e fogão. Já Tatiana está na unidade escolar desde a noite da última quinta-feira (12). Apesar de ter levado alguns móveis para a casa de familiares, o sentimento é de tristeza. 

— É bem triste, a gente batalha para ter coisas e acaba deixando para trás. São várias famílias nesta situação. Espero que logo passe isso tudo — desabafa. 

Continua depois da publicidade

Moradores próximos ao Rio Negro, que tomou conta de ruas, chegaram a construir uma “passarela” com pedaços de madeira para possibilitar a passagem. 

Mesmo com menor intensidade das chuvas nas últimas horas, de acordo com o secretário da Defesa Civil, Marcos Maskwen, a região continua alagada por ser banhada pelos rios Rio Negro, Canoinhas e o Barra Grande, que estão em nível alto. Além disso, o Rio Iguaçu, de grande proporção, influencia no Paraná e em Três Barras. 

Conforme o secretário, a Defesa Civil monitora os rios e a recomendação é para a população ficar nos abrigos. 

— Evitar entrar nas casas alagadas, pois não é possível ver o solo e assim se evita riscos de acidentes e mortes — explica. 

Continua depois da publicidade

Apenas na madrugada desta terça-feira (17) foram 50 milímetros de chuva, que deve predominar até a próxima quinta-feira (19).

Leia também

Quais obras estão em estudo para a BR-101 em Joinville; confira oito propostas

De 1980 a 2000: Veja fotos históricas de todas as edições da Festa das Flores de Joinville

Joinville Vôlei apresenta elenco para a Superliga e mira: “Estar entre os melhores do Brasil”