Criciúma, no Sul de Santa Catarina, registrou sensação térmica de 52°C nessa quarta-feira (20), recorde para o município este ano. Outras cidades da região, como Meleiro, Nova Veneza e Urussanga, também tiveram sensação térmica próxima de 50°C, bem como Itapiranga, no Oeste do Estado.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Conforme o climatologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Márcio Sônego, a umidade relativa em 67% combinada a uma temperatura máxima de 36°C fez com que o desconforto térmico chegasse na casa dos 50°C.
Show em Criciúma mudará de local após ameaça de prefeito
— Estações de Meleiro, Nova Veneza e Urussanga com situação semelhante, pois tudo no mesmo espaço climático. No Farol de Santa Marta, em Laguna, aquela geladeira: deu apenas 27°C — destaca o climatologista.
Continua depois da publicidade
Maiores temperaturas registradas no Estado nesta quarta, segundo a Defesa Civil
- Urussanga: 35.9°C
- Nova Veneza: 35.9°C
- Itapiranga: 35.9°C
- Meleiro: 35.8°C
- Gravatal: 35.0°C
Mudança no tempo
A quinta-feira (21) ainda começa com calor e a máxima pode chegar a 35°C no Sul do Estado. No amanhecer, Praia Grande registrou a marca de 32°C.
Frente fria traz temporais, ventos de 80 km/h e queda nas temperaturas em SC
No entanto, o tempo deve mudar com a aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul. Há alerta para rajadas de vento fortes e chuva volumosa ao longo desta quinta-feira.
Veja as fotos do calor em SC
Continua depois da publicidade
Leia mais
FOTOS: Lista inédita revela casas mais cobiçadas para se hospedar em Florianópolis