A Defesa Civil confirmou nesta terça-feira (28) a passagem de um tornado pelo município de Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, durante a úlima semana. O fenômeno passou pela região na noite do dia 22 de junho, quando os ventos chegaram em 108 km/h.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do DC via Telegram
Até o momento, os prejuízos atingem R$ 10 milhões. Pelo menos 50 edificações nas áreas rurais do município foram destruídas com a força do vento. A Defesa Civil ainda faz o levantamento da situação.
Entre as comunidades mais atingidas estão Tiradentes e Barra Bonita.
De acordo com a Defesa Civil, a tempestade ocorreu devido a uma frente fria sobre o Estado, associada a um sistema de baixa pressão atmosférica, que em contraste com a temperatura favorece a formação de um tornado.
Continua depois da publicidade
Durante a passagem do fenômeno, Santa Catarina era atingida por fortes chuvas em diversas regiões do Estado, principalmente na região Oeste.
Chuvas em SC
Santa Catarina registrou fortes chuvas na última semana. O município de Chapecó, no Oeste do Estado, chegou a decretar situação de emergência, quando 1,5 mil pessoas foram afetadas. Em Cordilheira Alta, também no Oeste, aulas foram suspensas após registros de grandes estragos nas escolas causados pela queda de granizo.
> Rússia promete manter venda de fertilizantes ao Brasil em meio à guerra
No Vale do Itajaí, a enxurrada provocada pela chuva causou interdição total da rodovia SC-350 na quinta-feira (23). O município de Vidal Ramos precisou suspender aulas devido aos alagamentos.
No Sul de Santa Catarina, houve também registros de granizo em diversas cidades. Em Sombrio, o teto da recepção do Hospital Dom Joaquim desabou, mas não deixou ninguém ferido.
Continua depois da publicidade
Previsão para os próximos dias
Esta terça-feira será de sol entre nuvens em todas as regiões. Segundo o meteorologista do NSC Total, Leandro Puchalski, as temperaturas vão estar mais elevadas em grande parte das cidades, que podem registrar 26°C.
Já na quarta-feira (29), a madrugada e as primeiras horas da manhã têm chance de chuva, devido à passagem de uma frente fria. Ela rapidamente se afasta e deixa que o ar seco e frio avance pelo Estado.
Leia também
Mais de 40 pessoas são encontradas mortas dentro de caminhão nos EUA
Acidente na BR-470 mata mãe e filha e deixa mais dois em estado grave