O município de Lindóia do Sul, no Oeste catarinense, zerou o número de pacientes ativos com Covid-19 nessa quinta-feira (11), segundo boletim divulgado pela prefeitura. A cidade esteve em primeiro no Estado e em quarto no país com maior proporção de casos por morador no mês de abril, quando até mesmo o prefeito contraiu o vírus. Em 5 de maio, um decreto tornou mais rigorosas as medidas de enfrentamento a pandemia.

Continua depois da publicidade

> Confira os detalhes do avanço do coronavírus em SC em um mapa interativo

Com pouco mais de 4,6 mil habitantes, Lindóia do Sul chegou a ter 68 casos confirmados da doença, segundo a prefeitura, e 60 na contagem do governo estadual. Todos os pacientes contaminados pelo vírus desde o início da pandemia se recuperaram, informou o prefeito, Genir Loli:

– Depois de muito esforço, uma luta de todos, da administração, da população e, principalmente, dos profissionais da saúde que estiveram sempre atentos a qualquer movimentação do vírus, conseguimos esse resultado. Precisamos continuar nesse trabalho, evitando aglomerações desnecessárias, usando máscaras e mantendo a higienização.

> Veja os 12 municípios de SC com mais pacientes ativos de coronavírus

Continua depois da publicidade

O avanço no número de casos na cidade teve relação com o frigorífico da JBS em Ipumirim, quando houve a contaminação dos funcionários e, consequentemente, dos familiares dos trabalhadores. Na época, Lindóia do Sul, cidade vizinha, alcançou 131,49 casos para cada 10 mil habitantes, mas não registrou mortes pela doença. 

No boletim do Estado, a cidade ainda aparece com um caso ativo, apenas, e os demais 59 aparecem como recuperados. O boletim do município já zerou os casos.