Uma cidade de Santa Catarina pode ter segundo turno pela primeira vez nas eleições municipais de 2024. Historicamente, apenas três municípios catarinenses podem ter segundo turno nas disputas para prefeito: Florianópolis, Joinville e Blumenau. Essas são as únicas do Estado com mais de 200 mil eleitores, condição exigida pela legislação eleitoral para votação em duas voltas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

São José, na Grande Florianópolis, pode se juntar a essa lista a partir das eleições de 2024. Trata-se, por enquanto, de uma possibilidade. A cidade tem atualmente 187 mil eleitores segundo os dados de agosto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), número insuficiente para a estreia do segundo turno na eleição municipal.

No entanto, o cadastro eleitoral permenece aberto até 8 de maio do próximo ano. Se até esta data a cidade ultrapassar a marca de 200 mil eleitores, São José passa a ser a quarta cidade de SC com eleição em dois turnos na disputa municipal de 2024. Caso contrário, a votação continuará sendo definida em apenas um turno, no dia 6 de outubro do próximo ano.

A Justiça Eleitoral não faz projeções de números de eleitores e alerta que as cidades podem ganhar novos eleitores, com o crescimento da população, mas também podem perder, em razão de mortes e transferências de cidades. Os números finais e a confirmação de segundo turno ou não em São José devem ser divulgados em julho do próximo ano pela Justiça Eleitoral.

Continua depois da publicidade

Em 2022, o eleitorado de São José tinha número semelhante de eleitores, 186 mil. Já em 2021, a cidade tinha 173 mil.

Depois de São José, as cidades de SC com eleitorado mais próximo da marca necessária para passar a ter segundo turno são Itajaí (167 mil até agosto deste ano) e Chapecó (160 mil). Nesses dois casos, no entanto, é mais remota a chance de que os municípios ganhem eleitores na proporção necessária para terem disputas em dois turnos.

Os 5 maiores eleitorados de SC

Leia também

TSE inaugura jurisprudência ao rejeitar cassação de Jorginho

Ex-vice-governadora bate ponto em Blumenau e alimenta especulações sobre corrida eleitoral

Governo de SC retoma investigações internas sobre a operação Alcatraz