Flor do Sertão é uma das únicas cidades do país sem registro de mortes por Covid-19 em mais de dois anos de pandemia. O município, de pouco mais de 1,5 mil habitantes, é o único do Estado, até esta quarta-feira (13), que não teve nenhum óbito em decorrência do vírus, segundo dados do Painel do Coronavírus do NSC Total.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Localizada no Oeste de Santa Catarina, a vila virou município em 1995, durante o governo de Paulo Afonso Evangelista Vieira (PMDB). A cidade, que tem como símbolo o ipê amarelo, tem como principal fonte de renda a agropecuária, principalmente a criação de gado e porco. 

Até esta quarta-feira, de acordo com o Painel, a cidade registrou 285 casos da Covid-19, o que representa 17,94% da população total da cidade. Além disso, atualmente, não há casos ativos da doença. O último registro foi em 7 de abril, quando o município tinha um paciente em tratamento para o vírus. 

Em relação às mortes, no entanto, o município segue com a estatística zerada. Até fevereiro, ele dividia o título de cidade “sem morte” com Novo Horizonte, também no Oeste, que acabou registrando duas vítimas fatais nos últimos meses. 

Continua depois da publicidade

Em outubro, a secretária de saúde de Flor do Sertão, Maristela Cassol Valler, disse em entrevista ao Diário Catarinense que, para conter o avanço do vírus, o município precisou remanejar toda a estrutura da única unidade básica de saúde.  

— Primeiro nós vimos que a Covid-19 era uma coisa diferente. Quando vimos que ela não ia passar e que só ia aumentar, reprojetamos nossa unidade de saúde, criando uma sala especial para atendimento da doença — explica.

Outra medida adotada era a lavagem, na própria unidade, dos uniformes usados pelos profissionais que atuavam na linha de frente, para evitar a circulação do vírus. 

— Os agentes não pararam de trabalhar. Eles faziam visitas em 100% das casas, orientando para que, se a pessoa tivesse sintoma gripal, procurasse atendimento o mais rápido possível. Esse atendimento precoce ajudou as pessoas. Tudo que foi atendido rápido teve um melhor resultado — diz.

Continua depois da publicidade

Os números da vacinação contra a doença na cidade também são positivos. Até esta quarta-feira, 102,2% da população tinha recebido a primeira dose, o que representa 1.614 vacinas aplicadas. Já na 2º dose, o percentual é 97,34%, com 1.537 aplicadas. Por fim, a cobertura da dose de reforço está em 57,94%, com 748 pessoas vacinadas. 

> Por que SC teve piora nos indicadores de transmissão da Covid-19

Apenas 13 cidades no país não tem mortes 

Um levantamento feito pelo portal g1 apontou que, até terça-feira (12), 13 cidades brasileiras não tinham mortes por Covid-19. Flor do Sertão é a única representante catarinense e a segunda na região Sul. Além dela, Novo Tiradentes, no Rio Grande do Sul, também não teve óbitos. 

Em contrapartida, Minas Gerais é o Estado com o maior número de cidades sem mortes: são sete no total. Em ao menos 21 Estados e no Distrito Federal, todos os municípios registraram ao menos uma morte em decorrência do Coronavírus até esta terça. 

Veja a lista de cidades sem mortes no Brasil: 

  • Crixás do Tocantins, Tocantins
  • Taipas do Tocantins, Tocantins
  • Milagres do Maranhão, Maranhão
  • São Francisco do Brejão, Maranhão
  • Aricanduva, Minas Gerais
  • Campo Azul, Minas Gerais
  • Patis, Minas Gerais
  • Pedro Teixeira, Minas Gerais
  • Santana dos Montes, Minas Gerais
  • Serra Azul de Minas, Minas Gerais
  • Serra da Saudade, Minas Gerais
  • Flor do Sertão, Santa Catarina
  • Novo Tiradentes, Rio Grande do Sul 

Continua depois da publicidade

Leia também: 

Com redução de motoristas de app em SC, táxis registram 10% de aumento nas corridas

SC publica regras do Bolsa Estudante de R$ 6,25 mil para 60 mil alunos

SC pode ter temperatura negativa no feriadão de Páscoa