Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina, é finalista mundial no TOP 100 Stories Green Destinations 2025, concorrendo na categoria “Natureza e Paisagem” com o roteiro turístico “Caminhos dos Pescadores: onde a tradição encontra a natureza”. Os vencedores serão anunciados em março, durante a ITB Berlin 2025, na Alemanha.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A cidade é o único destino brasileiro nesta categoria, o que, para a secretária de Turismo da cidade, Susan Corrêa, reconhece o compromisso com a preservação, restauração e promoção de recursos naturais, paisagens cênicas e biodiversidade. A avaliação técnica considera conservação da natureza, gestão sustentável de recursos, promoção de paisagens cênicas, educação ambiental e impacto nas comunidades locais.
O circuito “Caminhos dos Pescadores” oferece trilhas que combinam aspectos culturais e naturais, destacando a vida e as tradições dos pescadores locais em harmonia com a beleza natural da região.
As trilhas incluem Caminhos do Vigia (2,5 quilômetros), Trilha do Bananal (1,5 quilômetros), Trilha do São Roque (3 quilômetros), Trilhas das Nascentes (6 quilômetros), Trilha da Vermelha (8 quilômetros), Trilha da Galheta e Trilha do Pico da Bandeira (4 quilômetros).
Continua depois da publicidade
Os visitantes podem explorar áreas costeiras, observar práticas tradicionais de pesca, conhecer a flora e fauna locais e apreciar paisagens que refletem a harmonia entre a comunidade e o meio ambiente.
Conheça algumas praias de Penha
Votação
Até 24 de janeiro, está aberta a votação popular do TOP 100 Stories do Green Destinations 2025, permitindo que o público escolha sua história favorita entre as iniciativas de turismo sustentável selecionadas. O destino mais votado receberá o People’s Choice Award durante o Green Destinations Story Awards na ITB Berlin 2025, programado para 4 de março.
Penha concorre com outros cinco destinos na categoria “Natureza e Paisagem”: Costa Central (Austrália), Parque Andino Juncal (Chile), San Crisanto (México), Tivat (Montenegro) e Tokaj Borvidék (Hungria).
Continua depois da publicidade
Leia também
O que faz argentinos escolherem Balneário Camboriú como destino favorito
A história por trás do “ET Bem Louco”, personagem icônico de Balneário Camboriú