“Bravos homens ilustres pioneiros nesta terra vieram pousar”. O trecho da letra do hino do município de Taió mostra parte da história dos imigrantes que construíram a cidade. A cidade esconde uma versão pouco conhecida da história. No Museu Paleoarqueológico está a comprovação de que aqui já foi mar. Amostras de fósseis daqui são similares aos existentes na Austrália, com cerca de 280 milhões de anos.
Continua depois da publicidade
Os primeiros colonizadores que fixaram residência aqui eram fugitivos da Guerra do Contestado, que desceram a serra. Na mesma época, colonos italianos e alemães subiram o Vale rio acima no século 20. O nome da cidade de Taió tem algumas vertentes que se popularizaram, mas o estudo do historiador Lino João Dell? Antônio é considerado a definição oficial. Ele pesquisou a tipologia das 89 cidades do Estado que têm significado e origem indígena e concluiu que Taió significa pedras soltas. O nome deriva dos sufixos ta (pedra), i (haver) e o (desgarradas, soltas). Os índios, antes de dar nomes aos lugares, se reuniam para tomar a decisão, tendo como princípio a realidade física. Por isso, os nomes escolhidos também serviam como instrução, já que eles eram nômades. Os índios chamaram de Taió esta região extensa de pedras soltas. Era um aviso. Uma advertência de perigo. Quando subimos a Serra dos Ilhéus na rodovia BR-470 (entre Pouso Redondo e Curitibanos), também somos alertados pela sinalização do perigo das pedras soltas que caem. São as mesmas formações rochosas que estão no entorno do município.
Hugo Lembeck
prefeito
– É o desenho da diversidade cultural e econômica do nosso Estado.
Continua depois da publicidade
SAIBA MAIS
População: 17.412 habitantes
Localização: Vale do Itajaí, a 53,6 km de Rio do Sul.
Área: 693,03 quilômetros quadrados
Emancipação: 30/12/1948
Características: foi colonizado por fugitivos da Guerra do Contestado
Atrações: turismo religioso e turismo ecológico
Particularidades: é destaque pelos rios, pedras e cachoeiras
Curiosidades: de acordo com registros do município, a primeira plantação no local foi feita em 1917 pelo alemão Eugenio Grusmuller Pontos turísticos: Barragem Oeste, Cascatas e corredeiras do Palmital, Corredeiras do Ribeirão dos Lobos, Ribeirão dos Lobos e Fendas do Ribeirão Encano Taió