Os primeiros registros de neve na onda de frio que passa pelo Sul do país nesta semana foram registrados no início da tarde desta quinta-feira (20), na cidade gaúcha de São Francisco de Paula, na Serra do Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
Um vídeo publicado nas redes sociais pelo canal Metsul mostra o que seria uma fraca neve granular na cidade.
TEMPO | Começa a se precipitar uma fraca neve granular neste momento em São Francisco de Paula (RS), registra o colaborador Adão Samir Eger. pic.twitter.com/mLQcJNNkb1
— MetSul.com (@metsul) August 20, 2020
Em outra imagem, também em São Francisco de Paula (RS), a precipitação está mais intensa no que seria uma mistura de neve com chuva congelada.
TEMPO | Neve em São Francisco de Paula. No vídeo enviado por @Eu53122667 parece haver chuva congelada também misturada aos flocos. É comum haver mais de um tipo de precipitação invernal na área de transição de apenas chuva para apenas neve. pic.twitter.com/R5yGCeMzK5
— MetSul.com (@metsul) August 20, 2020Continua depois da publicidade
TEMPO | Belo vídeo de neve em São Francisco de Paula enviado por Rochele Altmayer. pic.twitter.com/sfdO60GgJg
— MetSul.com (@metsul) August 20, 2020
Conforme a Epagri/Ciram, nevou também nas cidades gaúchas de Gramado e Pinheiro Machado.
A expectativa de neve já levou turistas a Urupema nesta quinta-feira e lotou hotéis e pousadas da Serra Catarinense. A onda de frio já causou neve na Argentina e chega à região nesta quinta-feira. As temperaturas mais baixas são esperadas para a noite desta quinta e a madrugada de sexta-feira (21), quando há a maior chance de neve na Serra catarinense, além do Meio-Oeste, a área serrana da Grande Florianópolis e o Alto Vale do Itajaí.