O Novo Urbanismo é um movimento voltado para o desenho urbano que defende o projeto de vizinhanças para pedestres com funções mistas de habitação e trabalho e busca adequação de projetos arquitetônicos de forma integrada ao meio onde está inserido. Este conceito surgiu no início dos anos 1980, nos Estados Unidos, como solução para o crescimento desordenado das cidades e o surgimento de regiões periféricas sem qualquer infraestrutura. Um dos focos deste movimento é o equilíbrio entre as construções, para atender as necessidades humanas e do ambiente, além de envolver a comunidade na gestão sobre os espaços dos bairros.
Continua depois da publicidade
> Pedra Branca: Bairro combina criatividade, sustentabilidade e educação
Parece algo longe da nossa realidade, mas o Novo Urbanismo já está sendo aplicado bem aqui, ao nosso lado. Foi com base neste conceito que foi concebida a Cidade Criativa Pedra Branca, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Elaborada através do conceito do Urbanismo Sustentável, com foco nos pedestres, nas construções sustentáveis e na qualidade dos espaços públicos, a cidade apresenta infraestrutura completa, incluindo apartamentos, lojas, escritórios, universidade, escolas, bancos, restaurantes, parques, praças e hospital ao alcance de todos.
Entendendo o conceito do New Urbanism como um lugar feito para pessoas, o empresário Valério Gomes, se uniu, já em 1997, a um grupo de arquitetos, em processos chamados “charretes”, dando início ao Plano Diretor da Cidade Criativa Pedra Branca.
Considerado um conceito inovador, Valério apostou no Novo Urbanismo por entender que este seria o caminho do futuro. O urbanismo voltado para o planejamento de uma comunidade com os 5 Cs: Completa; Compacta; Conectada; Complexa e com Convivência.
Continua depois da publicidade

E não é que deu certo! Hoje, a Cidade Criativa Pedra Branca possui uma população de 12 mil moradores, 8 mil trabalhadores e 7 mil estudantes, além de inúmeras visitas, pessoas que buscam desfrutar seus parques e praças.
— Acreditamos que nosso grande acerto foi aglutinar pessoas talentosas em torno do mesmo ideal, com inovação contínua e buscando sempre o melhor — ressalta ao empresário ao explicar que os diversos projetos sugeridos ao longo do processo de criação foram aprimorados pela equipe à medida que se desenvolviam.

Promover a vida urbana em uma região onde, antes, era uma área rural, foi um grande desafio para a equipe, que hoje tem satisfação em ver que o projeto tão inovador deu certo. Tão certo que já existem planos de continuidade para outras cidades do estado de Santa Catarina.
Leia também:
Pedra Branca e CRH projetam bairro inteligente em Joinville