Alguém da sua família é italiano? Você é casado ou casada com alguém da Itália? Existem outras possibilidades? Nesta reportagem, vamos esclarecer quem tem direito a se tornar um cidadão italiano, e qual é o processo necessário para tirar a cidadania do país.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
O processo, muitas vezes complexo, envolve investigar genealogias familiares, entender as leis italianas de cidadania vigentes e reunir documentos de gerações atuais e passadas. Com tratados como a União Europeia, a aquisição de uma dupla cidadania pode trazer benefícios. Confira abaixo se você tem direito a tirar a sua dupla nacionalidade italiana.
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre a cidadania italiana
O que é a cidadania italiana?
A cidadania italiana é o status legal que confere a uma pessoa os direitos e responsabilidades de ser considerada um cidadão da Itália. Como cidadão italiano, uma pessoa tem o direito de viver, trabalhar e estudar na Itália sem restrições. Além disso, eles têm acesso a serviços públicos, como saúde e educação, e podem votar e concorrer a cargos políticos em eleições italianas.
Quem tem direito à cidadania italiana?
O direito à cidadania italiana depende de uma série de critérios definidos pela legislação italiana. Ela pode ser obtida por nascimento, casamento, naturalização ou, em muitos casos, por descendência de uma pessoa italiana.
Continua depois da publicidade
Cidadania italiana por descendência
O direito à cidadania italiana por descendência é geralmente concedido a pessoas que têm ascendência italiana em sua linhagem familiar. Os critérios específicos podem variar de acordo com a legislação italiana e devem ser verificados caso a caso.
Geralmente, é concedida a cidadania italiana para:
- Filhos de cidadãos italianos
- Netos de cidadãos italianos
- Bisnetos e gerações posteriores
- Ascendência materna
- Ascendência paterna ou adotiva
Cidadania italiana por casamento
O direito à cidadania italiana por casamento é concedido a cônjuges estrangeiros de cidadãos italianos que cumpram determinados requisitos estabelecidos pela legislação italiana. Os critérios para obter a cidadania por casamento podem incluir:
Continua depois da publicidade
- Tempo de casamento
- Residência
- Vínculo Matrimonial
Quem tem direito à cidadania italiana por residência em território italiano?
O direito à cidadania italiana por residência em território italiano é concedido a estrangeiros que atendam a certos critérios estabelecidos pela legislação italiana. No caso dos brasileiros, o tempo estipulado é de pelo menos 10 anos ou mais de residência fixa no país.
Como tirar a cidadania italiana?
Para tirar a sua cidadania italiana, são necessários os seguintes documentos:
Do ascendente:
- Registro de nascimento original do antepassado italiano
- Certidão negativa de naturalização
- Certidão de casamento
- Certidão (ões) de óbito em inteiro teor
Continua depois da publicidade
Do requerente
- Ficha de cadastro
- Comprovante de residência recente e nominal
- Identidade (RG)
Você gostaria de ler sobre o processo de solicitação de quais cidadanias?
Além das orientações para solicitar a cidadania italiana, você gostaria de ler sobre qual outro processo de solicitação de cidadanias? Responda abaixo na enquete:
Opa! Não conseguimos encontrar o seu formulário.
Leia mais
Cidadania alemã: como saber quem tem direito?
Etias: tudo sobre o visto para Europa a partir de 2024